Se me perguntarem o que é mais importante para mim quando está tudo a cair ao mesmo tempo e eu estou atolada em projetos, telefonemas e emails, os MEUS três “essenciais” (são os meus mas posso emprestar) para produzir e manter a sanidade mental são:
🚀FOCO NO MAIS PRIORITÁRIO (e estar sempre a avaliar o que isso é) e escolher quais as coisas a deixar cair (gerindo expetativas).
E foco é FOCO. Quando estou a fazer uma coisa é essa coisa que estou a fazer. Sem telefone, sem email, sem chicotes de notificações. Quando termino retorno ao telefone, ao email, aos chicotes. O mundo pode esperar uma hora.
🚀Descansar a mente que tende a ficar agitada nestes dias REGISTANDO O QUE HÁ A FAZER seja para dar resposta daqui a minutos, horas ou dias.
O caderno? Sempre à mão para ir escrevendo o que me dizem ou o que me lembro que há a fazer daqui a pouco. Também vou escrevendo coisas complexas como o que estou a fazer/o meu raciocínio (isto tem sido importante em tarefas complexas e reduzir o “onde é que eu ía?”).
Além do caderno, tenho sempre presente o meu cockpit de gestão de coisas para fazer (calendário da google integrado com aplicação para gerir tarefas GQUEUES) onde registo o que me estou a comprometer fazer no futuro pois às vezes digo “agora não consigo, respondo daqui a dias”.
🚀GERIR A MINHA ENERGIA.
Dormir bem para mim, é um não negociável.
Alimentar-me equilibradamente (e se durmo pior já sei que como mais porcarias).
Levantar-me pelo menos uma vez por hora da secretária.
Apanhar ar.
Fazer exercício.
Meditar. Dizem que se deve meditar 20 minutos por dia e quando estamos muito ocupados devemos meditar 1 hora.
Com o lançamento do programa 1:1 (coaching e aconselhamento individual para melhorar a produtividade, desempenho e bem-estar) o meu telefone e o meu email explodiram 💥nas últimas semanas. O prazo de inscrição acaba no fim do mês o que me leva a acreditar que vá continuar.💥💥💥
Mas se ficou interessado neste programa pode contactar-me pois estou determinada em pôr em prática os meus três essenciais e a conseguir dar resposta. 😊🚀 Não consigo agendar mais sessões até ao fim do mês mas começa já a “trabalhar”. 🚀
FERRAMENTAS
Agenda dos próximos cursos abertos
Cursos em parceria com a Ordem dos Engenheiros Gestão eficaz de pessoas para o Engenheiro-Gestor 26 de outubro, 2 e 9 de novembro de 2022 (Quartas-feiras) Horário laboral: 9:30 às 12:30 (hora de Lisboa) Horário pós-laboral: 19:00 às 22:00 (hora de Lisboa)...
A gestão e execução dos projetos não correm como esperado?
Vários tipos de projetos, pela sua natureza, trazem vários obstáculos à sua gestão (e no fundo é para isto que os gestores de projeto são necessários... para removerem obstáculos 😊). Estou a pensar em particular nalguns obstáculos dos projetos de desenvolvimento de...
6 razões para a falta de iniciativa
Todos nós temos áreas em que tomamos mais iniciativa, outras em que tomamos menos. Penso na iniciativa como a energia, a vontade para fazer algo, por algo a andar, um “chegar-se à frente”. É comum os meus...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.