Tempo de Leitura: 3 minutos
Se me perguntarem o que é mais importante para mim quando está tudo a cair ao mesmo tempo e eu estou atolada em projetos, telefonemas e emails, os MEUS três “essenciais” (são os meus mas posso emprestar) para produzir e manter a sanidade mental são:
🚀FOCO NO MAIS PRIORITÁRIO (e estar sempre a avaliar o que isso é) e escolher quais as coisas a deixar cair (gerindo expetativas).
E foco é FOCO. Quando estou a fazer uma coisa é essa coisa que estou a fazer. Sem telefone, sem email, sem chicotes de notificações. Quando termino retorno ao telefone, ao email, aos chicotes. O mundo pode esperar uma hora.
🚀Descansar a mente que tende a ficar agitada nestes dias REGISTANDO O QUE HÁ A FAZER seja para dar resposta daqui a minutos, horas ou dias.
O caderno? Sempre à mão para ir escrevendo o que me dizem ou o que me lembro que há a fazer daqui a pouco. Também vou escrevendo coisas complexas como o que estou a fazer/o meu raciocínio (isto tem sido importante em tarefas complexas e reduzir o “onde é que eu ía?”).
Além do caderno, tenho sempre presente o meu cockpit de gestão de coisas para fazer (calendário da google integrado com aplicação para gerir tarefas GQUEUES) onde registo o que me estou a comprometer fazer no futuro pois às vezes digo “agora não consigo, respondo daqui a dias”.
🚀GERIR A MINHA ENERGIA.
Dormir bem para mim, é um não negociável.
Alimentar-me equilibradamente (e se durmo pior já sei que como mais porcarias).
Levantar-me pelo menos uma vez por hora da secretária.
Apanhar ar.
Fazer exercício.
Meditar. Dizem que se deve meditar 20 minutos por dia e quando estamos muito ocupados devemos meditar 1 hora.
Com o lançamento do programa 1:1 (coaching e aconselhamento individual para melhorar a produtividade, desempenho e bem-estar) o meu telefone e o meu email explodiram 💥nas últimas semanas. O prazo de inscrição acaba no fim do mês o que me leva a acreditar que vá continuar.💥💥💥
Mas se ficou interessado neste programa pode contactar-me pois estou determinada em pôr em prática os meus três essenciais e a conseguir dar resposta. 😊🚀 Não consigo agendar mais sessões até ao fim do mês mas começa já a “trabalhar”. 🚀
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







