Tempo de Leitura: 3 minutos
“Esta ferramenta mudou a minha vida!” é algo que digo com frequência. Felizmente tenho um trabalho onde o hobbie de brincar/testar ferramentas é um investimento. 😉
Mas quais são as ferramentas que passaram o entusiasmo inicial, a prova do passar do tempo? Quais são aquelas que fazem parte do meu centro de gestão de trabalho e da vida, que uso diariamente?
Neste artigo vou fazer uma lista do que EU uso reconhecendo que tenho as minhas necessidades e manias. 🙃 Algumas recomendo aos meus clientes, dependendo das suas necessidades.
Vão notar que não são ferramentas da Microsoft/Outlook. Felizmente logo no início da minha atividade tomei a decisão de usar o Google como o meu ambiente de trabalho. Assim tiro partido das inúmeras ferramentas desenvolvidas para serem integradas com este ambiente e que permitem agilizar o trabalho, ganhar tempo, e facilitar a minha vida. Não encontro isso na Microsoft. Mesmo assim, algumas das ferramentas que falo hoje também podem ser usadas por quem está agarrado à Microsoft.
Boomerang pause inbox (para não receber emails por exemplo à noite e no fim-de-semana, esta uso há pouco tempo mas sei que vou continuar a usar) e a extensão do Boomerang para encontrar disponibilidade para reunir sem bloquear a agenda ou disponibilizar blocos de tempo para os meus clientes marcarem). Ambas podem ser usadas no Outlook.
Gmail Notes: para associar notas aos emails (que só nós vemos). Útil para ter informação presente associada naquela conversa.
Streak um CRM integrado no Gmail.
Continuo a usar estas extensões para o calendário da Google pois permitem-me configurar o aspecto do calendário como gosto.
Gqueues uma aplicação de gestão de tarefas que juntamente com o calendário da Google é o meu cockpit. ADORO! Uma alternativa no mesmo nível para quem está agarrado ao Outlook é o Todoist.
O Dynalist é uma aplicação que permite capturar, organizar e gerir ideias e informação em forma de listas com um número INFINITO de níveis. Costumo dizer que é uma ferramenta de organização para desorganizados. Uso o Dynalist para suporte ao brainstorming (por exemplo para estruturar uma palestra ou um documento), para registar informações, para listar a informação que necessito e tarefas para por exemplo preparar um curso, para preparar uma sessão de coaching, para definir estratégias e planear. Tiro MUITO partido dos atalhos de teclado para mover/organizar informação.
Workona para organizar as tabs no browser pois permite criar espaços de trabalho onde só estão abertas as tabs que preciso para o que estou a fazer naquele momento e posso recuperá-las facilmente. Por exemplo, tenho um espaço a que chamo Gestão Diária onde estão abertas as tabs do Gmail, do Calendário da Google, do Gqueues, do Dynalist, e da minha folha de Gestão financeira.
Remarkable como leitor de ebooks e caderno. Uso alguns destes templates. Quem gostar de agendas em papel tem aqui várias opções.
Na newsletter da Objetivo Lua vou partilhando as ferramentas que recomendo e boas práticas para organização pessoal. Nunca se sabe quando vou voltar a encontrar outra ferramenta que vá “mudar a minha vida”. 😉
FERRAMENTAS
Caminhando: sociabilizar sem uma mesa?
Sociabilizar enquanto se caminha ao invés de comer pode ter uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. Embora seja importante manter uma dieta saudável e equilibrada, às vezes é fácil cair na...
5 formas que o mindfulness enfraquece o stress
O stress é uma parte inevitável da vida (moderna). Desde a pressão do trabalho até as preocupações com a família e as finanças, é fácil ficar sobrecarregado e ansioso. A prática de mindfulness é uma técnica...
6 ideias para os noctívagos que querem acordar mais cedo (e ir dormir mais cedo, e dormir melhor)
Quando nos meus cursos e gestão de tempo falo sobre com a energia varia ao longo do dia e como podemos tirar partido disso para sermos mais produtivos, algumas pessoas que “funcionam” melhor ao fim do dia e...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.