Em particular nas últimas semanas tenho-me sentido esmagada pela quantidade de informação e interações nas redes sociais e no whatsapp.
No início da quarentena partilhei algumas das minhas decisões para lidar com isso e, nas últimas semanas, estas decisões têm evoluído. Hoje partilho as minhas estratégias para limpeza digital. São minhas mas posso emprestar 😊
Resumindo, decidi reduzir a informação que me é empurrada (push), que se vai consumindo (e consumindo o tempo) sem grande escolha de conteúdo porque está ali. No meu caso, aqui encaixam a televisão, redes sociais e também whatsapp.
Procurei estratégias para evitar o conteúdo que me é empurrado indo eu à procura do que quero (pull) e para isso estou a usar várias soluções.
Notícias
Já não via telejornais há muito. Não gosto de desperdiçar tempo e energia a consumir a informação com o detalhe (e manipulação) e o ritmo que não controlo. Como fiz desde o início da quarentena, uma vez por dia leio a página da RTP ao minuto sobre as notícias do covid. Vejo os títulos (e poupo o tempo o vídeo) e leio aquilo que me interessa ou vou procurar saber mais. Passei também a investir 10 minutos no Google News e agora que já consegui remover as fontes jornalísticas que não me interessam vejo os cabeçalhos (e aprofundo se quero) dos temas Portugal, Mundo, Empresas, Ciência e Tecnologia e para já parece estar a resultar.
É certo que também aqui há manipulação e que vemos o que querem que vejamos…mas isso já acontece nos jornais e telejornais portanto pelo menos poupo tempo.
Conteúdos
Identifiquei quem são as pessoas que sigo e que realmente valem a pena. Quem são as minhas referências, as pessoas (ou serviços) que produzem conteúdos que valem o meu tempo ou pelo que aprendo, ou porque me fazem pensar, ou porque me informam, ou divertem. Adicionei essas referências (blogs, Youtube, sites) no Feedly e aí tenho a informação que realmente quero, que eu puxo em vez de me ser empurrada. Como também está organizada por categorias é fácil entrar no modo aprendizagem, informação e outras coisas (no meu caso receitas) ou palermices. 😊 O Feedly também permite ver notícias mas desativei essa opção.
Outra funcionalidade útil é permitir guardar lá conteúdos de outras fontes (que não estão a ser recebidas) para ler mais tarde.
Pode seguir o blog da Objetivo Lua no Feedly. Procure lá!
Redes sociais e whatsapp
Já há muito que reduzi o tempo no Facebook e nos últimos tempos limitava-se a ver algumas páginas que me davam informação que gosto, mas ao mesmo tempo consumia outras coisas que não queria. Descobri que consigo ver a maior parte desses conteúdos no Feedly (basta procurar pela pessoa/serviço e, se estiver disponível, o feed vai aparecer).
Para limitar o tempo nas redes sociais e whatsapp estou a usar as definições de “Bem estar digital” do Android (nas definições do telefone) onde se define o tempo máximo de utilização por dia das aplicações que queremos limitar.
É surpreendente como o tempo aqui passa e o quão útil é ter essa consciência em tempo real. Quando chega ao tempo limite que defini aparece uma mensagem a informar e pergunta se quero mais tempo ou bloqueia (é sempre reversível). Defini tempo máximo para todas as aplicações de que já falei e para o whatsapp. Tem estado a resultar.
No whatsapp deixei de ver vídeos reencaminhados.
Como disse, estas são as minhas estratégias e para já estão-me a ajudar-me nesta fase. Posso emprestar 😊
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







