Só de ler o título deste artigo começou logo a pensar nalgumas pessoas da sua vida? Talvez…
Vou dar-lhe algumas sugestões para lidar com alguém “irritante”…seja lá o que isso for para cada um.
Dica #1: não lidar
Evite. Fuja. Ignore.
Não siga. Desamigue (das redes sociais).
Dica #2: ter compaixão
Lembre-se que só tem que lidar com essa pessoa um tempo limitado mas essa pessoa precisa de lidar consigo mesma todo o dia.
Dica #3: não reagir
Reagir a um comportamento irritante pode reforçá-lo.
Às vezes esse comportamento pode ser uma forma de chamar a atenção. Ao reagir está a premiar esse comportamento.
Por exemplo, se alguém está a teimar em algo (e lembre-se que ninguém teima sozinho), reagir (teimar) reforça esse comportamento.
Dica #4: encorajar o positivo
Essa pessoa é sempre irritante? Provavelmente não.
Encoraje/elogie quando não o faz.
Dica #5: mudar a atitude
Respire fundo antes de ler o que vou dizer a seguir.
As pessoas não são irritantes.
Nós é que ESCOLHEMOS sentirmo-nos irritados com determinados comportamentos que alguém adota.
É certo que a escolha não é na maior parte das vezes consciente (“Agora que ele fez isto vou ficar mesmo irritado”) e é o resultado das nossas crenças, dos nossos valores, daquilo que ACREDITAMOS estar certo.
“Se não gostas de uma coisa, muda-a.
Se não a podes mudar, muda a tua atitude.
Não reclames”
Maya Angelou
Por isso talvez possamos começar por reconhecer isso mesmo e em vez de dizermos na nossa cabeça “ele irrita-me” dizermos “aquilo que ele está a fazer faz-me escolher ficar irritado”…é uma transformação linguística subtil mas talvez assim consigamos começar a desbloquear mais rapidamente este estado de irritação e passarmos a usar a nossa energia para algo que nos faça mais felizes.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








