Só de ler o título deste artigo começou logo a pensar nalgumas pessoas da sua vida? Talvez…
Vou dar-lhe algumas sugestões para lidar com alguém “irritante”…seja lá o que isso for para cada um.
Dica #1: não lidar
Evite. Fuja. Ignore.
Não siga. Desamigue (das redes sociais).
Dica #2: ter compaixão
Lembre-se que só tem que lidar com essa pessoa um tempo limitado mas essa pessoa precisa de lidar consigo mesma todo o dia.
Dica #3: não reagir
Reagir a um comportamento irritante pode reforçá-lo.
Às vezes esse comportamento pode ser uma forma de chamar a atenção. Ao reagir está a premiar esse comportamento.
Por exemplo, se alguém está a teimar em algo (e lembre-se que ninguém teima sozinho), reagir (teimar) reforça esse comportamento.
Dica #4: encorajar o positivo
Essa pessoa é sempre irritante? Provavelmente não.
Encoraje/elogie quando não o faz.
Dica #5: mudar a atitude
Respire fundo antes de ler o que vou dizer a seguir.
As pessoas não são irritantes.
Nós é que ESCOLHEMOS sentirmo-nos irritados com determinados comportamentos que alguém adota.
É certo que a escolha não é na maior parte das vezes consciente (“Agora que ele fez isto vou ficar mesmo irritado”) e é o resultado das nossas crenças, dos nossos valores, daquilo que ACREDITAMOS estar certo.
“Se não gostas de uma coisa, muda-a.
Se não a podes mudar, muda a tua atitude.
Não reclames”
Maya Angelou
Por isso talvez possamos começar por reconhecer isso mesmo e em vez de dizermos na nossa cabeça “ele irrita-me” dizermos “aquilo que ele está a fazer faz-me escolher ficar irritado”…é uma transformação linguística subtil mas talvez assim consigamos começar a desbloquear mais rapidamente este estado de irritação e passarmos a usar a nossa energia para algo que nos faça mais felizes.
FERRAMENTAS
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender Um dia fiz aquilo que quase todos fazemos sem pensar: cliquei num vídeo. Era um vídeo de alguém a mostrar como fazer o tuck perfeito da t-shirt. Eu nem...
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







