Tempo de Leitura: 3 minutos

Praticar exercício é uma das principais estratégias para combater o stress, aumentar a nossa energia e melhorar a saúde. Fomos desenhados para andar e não para estar sentados e por isso o exercício é uma função fundamental do nosso corpo. Quando optamos por não fazer exercício por não ter tempo, estamos na realidade a gastar mais tempo já que não estamos na nossa melhor forma, temos menos energia e disposição e tudo isso nos faz gastar mais tempo. Fazer exercício é um investimento que nos vai trazer mais energia e fortalecer para lidar com a vida ocupada e o stress. E se mesmo assim acha que não tem tempo, comece por incorporar na sua rotina pequenos percursos a andar a pé vigorosamente 10 minutos três vezes por dia…basta escolher o caminho mais longo!

Benefícios da prática de exercício

A prática de exercício contribui para a redução de stress em várias dimensões:

  • Reduz hormonas relacionadas com o stress como o cortisol e liberta endorfinas que nos fazem sentir bem. Liberta também uma substância que ajuda o cérebro a responder melhor fisiologicamente a situações de stress.
  • É como uma meditação em movimento: ao concentramo-nos no movimento do corpo e na atividade, distraímo-nos das preocupações. [mais sobre os benefícios da meditação para redução de stress]
  • Melhora a disposição.
  • Melhora a saúde, torna-nos mais resistentes, relaxa os músculos e ajuda a dormir melhor. [mais sobre como acordar com mais energia]
  • Nos exercícios em grupo, é uma atividade divertida e promove ligação social.

Tipos de exercício aconselhados para um adulto

Um estudo do US Dept. of Health and Human Services aconselha a que um adulto entre 18 e 64 anos pratique por semana:

  • 2 horas e 30 minutos de atividade aeróbica moderada (andar depressa, hidroginástica, andar de bicicleta, ténis, volley, basquete) ou 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica intensa (correr, nadar, andar de bicicleta depressa, futebol, saltar à corda, ginástica, artes marciais).
  • Pelo menos 2 dias de prática de atividades para fortalecer os músculos (levantamento pesos, ginástica com elásticos, yoga, exercícios usando o peso do corpo).

Não tenho tempo para praticar exercício

Lembre-se que o modo como usamos o tempo resulta das nossas escolhas e do que é mais importante para nós [mais sobre expetativas para lidar com a frustração do tempo não ser suficiente]. Que coisas faz no seu dia que pode deixar de fazer ou simplificar para ganhar tempo para praticar exercício? Experimente agora reformular a frase dizendo “o que faço em vez de praticar exercício é mais importante do que praticar exercício e fortalecer a minha saúde”. Como se sente?

Algumas dicas para incluir exercício na sua rotina:

  • Escolha um tipo de exercício de que goste e comece devagar. Marque na sua agenda a aula ou um período para praticar exercício e trate-o como qualquer outro compromisso. Se possível crie o compromisso de praticar exercício com outra(s) pessoa(s) o que ajudará a aumentar a probabilidade de que o faça.
  • Comece por exemplo a andar a pé rapidamente 30 minutos pelo menos 5 dias por semana. Se por exemplo anda de transportes, saia uma estação antes e faça o resto a pé. Também pode dividir estes 30 minutos por dia em 3 períodos de 10 minutos em que anda vigorosamente e aproveita o exercício para se deslocar para fazer algo que precisa.
  • Quando puder, escolha as escadas em vez do elevador.
  • Em particular se viajar muito ou não tiver condições para ir ao ginásio, use uma elastic band que é prática e leve. Procure aconselhar-se com um personal trainer sobre que exercícios pode fazer ou inspire-se online.

FERRAMENTAS

O que faço quando está tudo a cair?

Se me perguntarem o que é mais importante para mim quando está tudo a cair ao mesmo tempo e eu estou atolada em projetos, telefonemas e emails, os MEUS três “essenciais” (são os meus mas posso emprestar)...

read more

Para conduzir o dia (e a vida)

“Quando não conduzimos o nosso dia, ele conduz-nos a nós.” Tenho muito esta frase do Jim Rohn presente no meu dia-a-dia pois reconheço pessoalmente a dificuldade de conduzir o dia para viver a vida que...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0