Tempo de Leitura: 3 minutos

Algumas estratégias com excelentes resultados para combater o stress podem ser aprendidas com a prática de filosofias como o Yôga. Aprender a respirar e ter uma consciência plena do corpo e emoções têm um impacto profundo no modo como lidamos com o stress e na nossa qualidade de vida.

 

Interrompa o ciclo: Nos momentos de maior stress normalmente continuamos a fazer aquilo que nos está a causar stress porque acreditamos que se pararmos vamos mesmo perder o controlo. Interromper este ciclo vai ajudar a ter novas perspetivas e enfrentar a situação com uma nova energia. Saia de onde está e experimente beber um copo de água, respirar fundo ou dar um passeio a pé. Estes momentos, aparentemente desligados, são essenciais para o cérebro continuar a trabalhar, a criar ligações, consolidar memórias e a procurar respostas. 

Aprenda a respirar profundamente: um dos sintomas de stress é respirarmos usando a parte alta da nossa caixa torácica. Uma respiração profunda envolve dilatarmos o abdómen, onde há mais espaço. Coloque as mãos sobre a sua barriga, inspire e force o abdómen a expandir-se ao máximo; mantenha os pulmões cheios alguns instantes; depois, expire e deite fora o máximo de ar possível (mas sem se matar…); repita algumas vezes… Infelizmente a nossa cultura contribui para uma respiração deficiente já que tem o horror das barrigas… se precisa de vencer o embaraço de uns quilos a mais, faça-o discretamente ou isole-se, nem que seja na casa de banho.

Medite: Diversos estudos têm indicado que a meditação reduz o stress, ansiedade, aumenta a atenção, a memória e a capacidade de pensamento abstracto. Meditar não é um exercício de pessoas alternativas – é uma técnica com milhares de anos, que cada vez mais é usada por profissionais em áreas exigentes que pretendem aumentar a sua capacidade cognitiva, foco e gestão de stress. Como fazer? Por exemplo, concentrar-se alguns minutos sua respiração, de preferência diariamente. Sente-se direito numa cadeira. Foque a sua atenção em cada inspiração e expiração como se nada mais existisse, sentindo por exemplo o toque do ar a passar nas narinas, o leve ruído do ar, o abdómen a dilatar-se e a contrair-se. Durante o processo é certo que lhe ocorrerão pensamentos. Quando reparar que está a pensar, observe os pensamentos, aceite-os e volte a concentrar a sua atenção na respiração. Pode fazê-lo por exemplo enquanto faz um passeio a pé. No início pode ajudar contar cada ciclo. Recomece quando chegar a 8 ou quando um pensamento o fizer perder o foco. Pode até treinar a sua concentração em tarefas diárias e automáticas em que foca toda a sua atenção no que está a fazer, em todos os detalhes e sensações (é uma excelente experiência para quem faz tarefas domésticas).

Aceite: Comece por aceitar que a situação existe. Muitas vezes perdemos tempo e energia a reclamar do que é, do que nos aconteceu, do que os outros dizem. Em vez disso, use esse tempo e energia para resolver a situação e para fazer o que está sob o seu controlo para se sentir melhor.

Faça um filme: No momento de stress, o que gostaria de estar a sentir em vez disso? Escolha uma situação em que se tenha sentido como deseja, feche os olhos e lembre-se do que viu nessa situação como se estivesse a ver um filme, ouça o que ouviu, sinta o que sentiu, respire como respiraria nessa situação e tenha particular atenção ao estado dos seus músculos. Ofereça-se a possibilidade de estar alguns minutos dentro desse filme, revivendo a experiência e alterando o seu estado emocional.

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.