Tempo de Leitura: 3 minutos

Hoje em dia a maior parte de nós faz mais reuniões em videoconferência. Deixo algumas dicas para as tornar mais produtivas e para projectarmos uma melhor imagem. 

Para participar numa reunião

🚀Escolha o sítio em que maximize a possibilidade de ter luz de frente (com luz atrás ficará em contraluz e vê-se mal) ou coloque um candeeiro à sua frente.

🚀Arrume o que está por trás de si. Experimente ver o que é capturado pela câmara antes entrando por exemplo na aplicação da reunião. Pode usar os fundos virtuais mas muitas vezes o resultado é pior (em particular se não tiver uma tela atrás) ou a escolha do fundo é questionável.

🚀Coloque o computador de modo à câmara ficar alta. Evite filmar de baixo. Pode usar uma caixa para subir ligeiramente o portátil. A regra é olhar ligeiramente para cima para olhar para a câmara.

🚀Vista-se … mesmo da cintura para baixo pois poderá ter de se levantar. 😊 Normalmente uso calças confortáveis pretas e calço ténis.

🚀Use auriculares para melhorar a captura da sua voz (e não incomodar quem está à volta). Desligue o seu microfone quando não está a falar para reduzir o feedback.

🚀Se possível use cabo de rede e desligue aplicações que não está a usar para ter mais largura de banda.

🚀Se usa um portátil ligado a um monitor externo, vire-se para o portátil ou coloque uma câmara em cima do monitor externo. Deste modo não parece que está a fazer outra coisa noutro computador 😊

Para moderar uma reunião

Às vezes as reuniões em videoconferência podem-se estender por mais tempo e serem mais confusas… 😮

🚀Use sempre que possível câmara para facilitar a comunicação. Isto é ainda mais importante se estivermos a comunicar numa língua estrangeira.

🚀Se for uma reunião de equipa, promova um momento de conexão/descontração no início lançando uma pergunta ou pedido às pessoas para mostrarem algo no espaço onde trabalham (ou os chinelos). Continuamos a ser humanos e a conexão que criamos fora dos momentos formais de trabalho tem alto impacto na produtividade e como trabalhamos juntos.

🚀Tenha uma lista de temas a tratar. Pode ser um simples email ou a agenda da reunião, dependendo do grau de formalidade. Isto é uma boa prática para qualquer reunião.

🚀Evite conversas paralelas ou temas que só interessam a um pequeno grupo. Promova que essas pessoas façam uma reunião antes ou depois.

🚀Deixe os outros terminarem de falar. Ajuda só quem está a falar ter o microfone ligado (até para minimizar ruídos exteriores). Se for muita gente pode ser necessário haver um moderador “oficial” e as pessoas pedirem a palavra. O Zoom por exemplo tem uma possibilidade de pedir para falar. E há sempre o levantar o dedo 😊

FERRAMENTAS

Como fazer cursos em videoconferência que resultam

Programas de treino para empresasem videoconferência Temos experiência a entregar soluções de treino para envolver os participantes, promover a aplicação faseada no dia-a-dia e resultados no terreno minimizando a interferência com as restantes responsabilidades do...

read more

Sobre os “Tenho de…”

“Tenho de ir trabalhar.”  “Tenho de enviar este email.”  “Tenho de ir fazer o almoço.”  Tenho de, tenho de… TENHO DE… Esta expressão, tão presente no nosso dia-a-dia, traz a tudo o que fazemos uma carga de...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0