Tempo de Leitura: 4 minutos
Hoje deixo-lhe algumas ideias para prendas de Natal. São coisas que experimentei este ano e recomendo.
 

Para quem usa cadernos (e para os ecológicos)

Já falei várias vezes em cadernos que funcionam como um quadro branco e permitem apagar o que se escreve. Já experimentei vários e o Elfinbook é o melhor na minha opinião porque é muito fácil apagar não só com o topo da caneta ou um pano molhado (e até se pode apagar o caderno todo colocando no microondas), tem muitas folhas e tem um suporte para colocar a caneta (é preciso atenção e só usar as canetas adequadas).
 
 
Se está a pensar em comprar um caderno destes, compre esta marca (não é o RocketBook apesar do nome ter mais pinta). Digo isto após ter experimentado várias marcas.
 
É possível descarregar uma app para tirar fotos às páginas e guardá-las mas acabei por não usar pois não funciona bem quando preciso de tirar fotos de várias páginas de seguida. Para guardar as notas ou tiro uma foto e guardo as imagens na pasta associada a esse assunto ou uso o Evernote que cria uma nota com todas as imagens. Em vez do Evernote (cuja versão grátis tem um limite de upload), pode usar outras aplicações como o Google Keep para fazer o mesmo sem pagar.
 
O Elfinbook traz uma caneta preta mas pode comprar canetas coloridas e também fluorescentes (procure Frixion Point). Como gosto de escrever a azul e de canetas mais finas comprei estas.
 
É um caderno útil para usar no trabalho (por exemplo para ir mantendo uma lista de coisas a fazer ou tirar notas). Será bastante apreciado por quem está na onda do “desperdício zero”.
 

Para quem gosta de conhecer melhor a sua “máquina” e valoriza a boa forma/bem estar

Os relógios “espertos” vieram para ficar. Até agora não me tinham chamado a atenção até ter começado a querer recolher informação sobre como é o meu sono. 
 

Comprei um Fitbit Inspire HR e tenho estado a explorar o seu potencial. Com o modelo Inspire HR tenho estado por exemplo atenta à pulsação (recolhe em tempo real e é interessante observarmos como o que fazemos no dia-a-dia tem impacto no batimento cardíaco). Regista o exercício (e também permite gerir por exemplo com cronometro tabata…se não sabe o que é isto, não se preocupe) e número de passos. Faz um registo e avalia a qualidade do sono com base na pulsação e no nosso movimento durante a noite (que vale o que vale mas permite ir tendo uma noção das diferenças e como nos comparamos com pessoas da mesma faixa etária e género).

 
Permite também registar o peso (e o que se come e água que bebemos mas isso não estou a usar). 
 
Tem alertas fofinhos por exemplo para nos levantarmos da cadeira se passámos uma hora sem andar ou quando atingimos o nosso objetivo de passos por dia.
 
Gosto particularmente do despertador silencioso. Todos os alertas são na forma de uma vibração, mais ou menos forte, consoante o caso (por exemplo o alerta para andar é leve mas o para despertar é mais forte). 
 
Tem a opção de ter os alertas de telefonemas, mensagens, compromissos (basicamente das aplicações do telemóvel) mas isso não ativei pois não gosto de andar a toque de chicote de máquinas (tenho quase todas as notificações no telemóvel desativadas).
 
Um dos meus receios era que a bateria durasse pouco mas tem durado mais do que uma semana e não descarrega. Julgo que tem ajudado não o ter sempre sincronizado com o telemóvel. Sincronizo de manhã e à noite.
 
Comprei também na Amazon Espanhola mas sugiro que vá ao site kuantokusta e compare os preços pois variam bastante já que há promoções. 
 
Existem outros modelos do fitbit (cuidado que alguns não fazem o registo da pulsação em tempo real). Existem outras marcas mais baratas. Escolhi este por motivos estéticos (ser mais pequenino) e porque pela pesquisa que fiz era dos mais fiáveis. Mas provavelmente consegue encontrar uma solução mais em conta se o orçamento é uma restrição.
 
Atenção que alguns referem que fazem o registo da tensão arterial mas pelo que li os dados não são fidedignos. Dá uma ideia comparativa mas não substitui os aparelhos para esse fim.
 

Para quem quer melhorar a postura ao computador

Quem passa muito tempo ao computador e tende a ter uma má postura acaba com tensão e dores musculares. Este dispositivo cola-se nas costas (traz vários autocolantes para ir colando e cada autocolante usa-se muitas vezes) e liga-se ao telemóvel por bluetooth. Depois de definirmos o que é a nossa “postura direita”, ele treme ligeiramente cada vez que ficamos com as costas tortas.
 
 
Depois de ter treinado durante um tempo, uso nos dias em que sei que vou estar mais tempo a trabalhar ao computador e sob mais pressão o que nos leva a descurar da postura e fazer pausas. Os alertas ajudam-me a manter consciente da minha postura corporal e a corrigir. Chego ao fim do dia com menos tensão nas costas e ombros.
 
Como complemento, para melhorar a postura ao computador, adotar boas práticas de ergonomia tem alto impacto. Finalmente consegui um suporte para o monitor com a altura adequada (e tem várias opções). Gosto especialmente de ter algum espaço onde colocar coisas e ter espaço por baixo onde também por vezes coloco algo para ganhar espaço na secretária.
 

Para quem viaja com muitos aparelhos

 
Quem viaja com muitos aparelhos e precisa de os carregar com cabos usb, sugiro um carregador com várias portas USB como este da IKEA.
 

 

Para empreendedores, freelancers e gestores que gostam de planear em papel

O business planner é mais do que uma agenda. Permite planear várias áreas relacionadas com o trabalho e vida pessoal. Tem várias vistas de calendários, folhas para listas e gestão de projetos e plano semanal (veja as imagens no link). Também é adequado a outras pessoas mas quem tirará mais partido é quem tem autonomia de gestão do seu negócio.
 
 

Para quem gosta de cozinhar com comida a sério e não gosta de deitar fora legumes estragados

 
O vejibag permite guardar legumes frescos por muito muito mais tempo no frigorífico. Molha-se, espreme-se e guardam-se os legumes e vai-se mantendo molhado. As minhas alfaces e outros legumes passaram a manter-se viçosas durante mais tempo. Nunca achei que funcionasse mesmo só que funciona!
 
Aconselho a comprar o de maiores dimensões (28cmx43cm). Comprei na Maria Granel em Lisboa (perto da Avenida de Roma) mas pode mandar vir online. Há outros sites que vendem mas não vi a vender o de maiores dimensões. 
 
 

Para quem gosta de ler

A maior parte dos livros que leio são em inglês e não há tradução por isso tenho poucas referências. Deixo duas sugestões:
 
“Estar vivo aleija” do Ricardo Araújo Pereira (na realidade foi uma das minhas prendas de Natal do ano passado). É um livro de crónicas sobre isto de estarmos vivos que me gerou muitas gargalhadas e também fez pensar. 
 
 
Quando: Os Segredos Cientificamente Comprovados do Timing Perfeito de Daniel H. Pink sobre como tirarmos partido dos ciclos diários para maximizarmos a nossa energia. Até escrevi um artigo sobre isto no blog. 
 

 

Para quem gosta de aprender e melhorar

Vá, estes não experimentei este ano mas recomendo com base no feedback dos participantes. Pode oferecer um curso Objetivo Lua (presencial ou online). É uma prenda original e com impacto. Até fiz um modelo lindinho que pode descarregar aqui e imprimir, preencher e oferecer para não parecer que está de mãos a abanar.

FERRAMENTAS

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0