Tempo de Leitura: 2 minutos

Um vilão malvado raptou a Lois Lane, a namorada do Super-homem. No filme ideal ele luta contra os vilões e salva-a no fim.

Hoje, proponho três filmes alternativos, inspirada nuns mundos em que às vezes entramos e nos impedem de resolver problemas e chegarmos onde queremos.

Filme 1: o Mundo Complicado

Neste mundo estamos dentro do problema, tão agarrados à “história” do que está a acontecer e da qual não gostamos. Só vemos o mundo complicado. Não vemos mundos alternativos nem soluções.

Neste filme, o super-homem diz “Outra vez? Mas é sempre a mesma coisa? Mas eles não têm mais nada para fazer? E ela…devia ter cuidado.” e não faz nada.

Para quem entra às vezes neste mundo ajuda perceber o resultado que gostara de obter em vez do que está a acontecer (isto parece óbvio mas muita gente tem aqui dificuldade), o que impede de lá chegar e como lidar com isso.

Filme 2: o Mundo Esburacado

Neste mundo conseguimos identificar o que nos impede de chegar onde queremos, o que nos impede de resolver o problema só que ficamos enterrados num obstáculo, não sendo capazes de identificar soluções para lidar com isso, definindo um plano de ação.

Neste mundo, ouve-se muito dizer “Sim, mas…”.

E o super-homem diz “Hoje não dá…não trouxe o fato” (aka não tenho tempo, dinheiro, energia, não sei).

Para quem entra às vezes neste mundo ajuda refletir como lidar com cada obstáculo, um de cada vez com uma atitude curiosa. E podemos também pedir ajuda.

Filme 3: o Mundo Perfeito

Definimos um resultado ideal, um mundo perfeito que não temos capacidade de influenciar.

Neste cenário, não temos motivação ou desresponsabilizamo-nos.

Neste mundo o super-homem diz “Vilões não deviam existir”.

Pode ajudar definir um resultado menos que ideal mas mais dentro do nosso controlo.

Pode ajudar aceitar que podemos não conseguir mudar tudo mas que há com certeza coisas que podemos mudar, quanto mais não seja o modo como lidamos e nos sentimos em relação à situação.

Convite para sair destes filmes

Deixo-lhe o convite para refletir em que situações/contextos específicos entra em cada um destes filmes e escrever um novo guião.

FERRAMENTAS

Gestão de tempo: curso online para empresas

Este curso destina-se a profissionais que necessitam de criar o equilíbrio entre o tempo disponível e o que há a fazer no dia-a-dia, conseguindo dar resposta, responder às solicitações, lidar com imprevistos, definir prioridades e organizarem-se.Como funciona este...

read more

O que faço quando está tudo a cair?

Se me perguntarem o que é mais importante para mim quando está tudo a cair ao mesmo tempo e eu estou atolada em projetos, telefonemas e emails, os MEUS três “essenciais” (são os meus mas posso emprestar)...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0