Diz-se que uma imagem vale mais que 1000 palavras e muita gente tem mais facilidade em perceber conceitos e organizar as ideias fazendo um esquema.
Gosto particularmente da estratégia de fazer um diagrama mind map/mapa mental.
Para que serve
Os mind maps são usados por muita gente para:
- Organizar informação e descobrir relações para por exemplo estudar ou absorver melhor conhecimento facilitando por exemplo a compreensão e memorização em 10% comparando com tirar notas do modo convencional;
- Apoiar sessões de brainstorming;
- Resolver problemas e aumentar a criatividade;
- Recolher e organizar informação para estruturar um documento ou uma apresentação;
- Planear uma tarefa complexa ou projeto (há até quem use como lista de tarefas);
- Definir estratégias de um negócio, projeto ou da vida;
- Ter uma visão geral de qualquer assunto.
O que é
Provavelmente uma das razões pelas quais este método funciona tão bem é por ser intuitivo reproduzindo o modo como pensamos.
A ideia base destes diagramas é partir de um nó central, que representa uma ideia principal, e acrescentar informação relacionada em vários braços que por sua vez podem também ter outros braços. Podemos fazê-lo numa folha, num quadro branco ou usar uma aplicação informática específica. Hoje em dia há várias aplicações informáticas que permitem criar mapas mentais simples ou torna-los em quase obras de arte adicionando imagens, notas e relações entre os vários braços do esquema.
Mindmap no seu computador
Costumo usar o software XMIND.
Tem uma versão grátis que permite criar diagramas (o maior benefício da versão paga é poder exportar para um documento mantendo a estrutura do diagrama o que é muito útil para criar a estrutura de um documento logo formatado com os títulos no lugar certo).
Destaco algumas das funcionalidades do XMIND que ajudam a adicionar informação e a organizá-la:
- Permite criar notas associadas a cada nó que não aparecem no esquema mas às quais se podem aceder facilmente;
- Permite associar hiperlinks para páginas da net;
- Permite incluir documentos ou links para documentos muito útil se estiver por exemplo a recolher informação para escrever algo;
- Permite criar relações entre os vários nós;
- Permite exportar os diagramas para o formato imagem para inserir num documento ou apresentação;
- Permite adicionar imagens e marcadores a cada nó o que ajuda a destacar a informação e a definir padrões.
Assistindo ao vídeo abaixo ficará com uma ideia de como pode usar o Xmind.
Além disso, o XMIND oferece ainda a possibilidade de fazer outros diagramas como Fluxogramas ou Diagrama de Ishikawa (também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe). Oferece alguns modelos dos quais pode começar e que apresento de seguida.
Descarregue aqui o Xmind (tem versão para Windows, Mac e Linux) e experimente. No futuro vou sugerir-lhe algumas aplicações específicas desta aplicação disponibilizando alguns modelos.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.
















