Partilho hoje uma história/texto adaptado e traduzido do livro “Who ordered this truckload of dung?” do Ajahn Brahm.
Muitos têm um jardim ou um espaço tranquilo mas poucos conseguem desfrutar da sua tranquilidade, em tranquilidade.
Algumas pessoas antes de se permitirem desfrutar da tranquilidade do jardim pensam que antes têm que resolver todas as pequenas coisas que precisam de ser tratadas: cortar a relva, tratar das flores, cortar os arbustos, varrer o chão…e obviamente o seu tempo livre é consumido com uma fração de todas estas pequenas coisas. O trabalho nunca está terminado, por isso nunca têm um momento de tranquilidade.
Outros ignoram essas ferramentas e as pequenas coisas que precisam de ser feitas, sentam-se no jardim a desfrutar de uma revista, provavelmente sobre a natureza. E isso, é estar a desfrutar da revista, não a desfrutar da tranquilidade no jardim.
Outros põem de parte as pequenas coisas que têm que ser feitas, as revistas, o radio, etc. e sentam-se tranquilamente no jardim … por dois segundos. Após dois segundos começam a pensar “preciso mesmo de cortar a relva, preciso de regar as flores e apanhar aquele lixo do chão, se calhar devia ir à loja comprar mais rosas para aquele canto”. Eles estão a desfrutar do pensar e planear e não há tranquilidade aqui.
Os quartos, os mais sábios, consideram “eu trabalhei suficiente, agora é tempo para disfrutar dos resultados, para ouvir a paz e a tranquilidade”. Por isso, embora a relva precise de ser cortada, embora seja preciso regar as flores, agora não.”. Assim, encontram a tranquilidade no seu jardim, embora não esteja perfeito.
Às vezes podemos permitir-nos disfrutar de 15 minutos de tranquilidade na perfeita imperfeição do nosso jardim, da nossa vida, sem pensar, sem planear, sem nos sentirmos culpados. Todos merecemos isso. Depois desses 15 minutos podemos continuar com as nossas tarefas no nosso jardim.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.
Links úteis
Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.






