Há uma história (não real mas “vendida” como real) sobre a capacidade do ser humano complicar quando existem soluções simples. Esta história, que talvez já tenha ouvido, conta como a NASA investiu muito dinheiro a desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço enquanto a Rússia… usou um lápis.
Lembrei-me dela quando comecei a ver na internet soluções para ajudarem as pessoas a saberem se já beberam água suficiente nesse dia (já agora, experimente este simulador para saber quanta água deve beber por dia com base nas suas características pessoais). Eu tenho sempre uma garrafa em cima da mesa que vou enchendo ao longo do dia mas muitas vezes perco a conta ao número de garrafas que já bebi.
Para saber quantas garrafas já bebi, há dias inventei a solução de colocar três elásticos à volta da garrafa no início do dia. Coloco três elásticos porque tenho o objetivo de beber três garrafas. Cada vez que termino de beber uma garrafa, retiro um elástico. O objetivo é chegar ao fim do dia sem nenhum elástico na garrafa.
Simples. Barato. E resolve o problema.
Todos nós, nas nossas vidas e nas nossas empresas, temos áreas em que complicamos as soluções porque sempre se fez assim ou porque se não for complicado/sofisticado nem parece bem. Deixamo-nos seduzir por soluções complicadas quando até já temos algo que nos resolve o problema.
Pense nisso…quais são as áreas da sua vida e do seu trabalho que pode fazer mais simples? Que coisas comprou nos últimos tempos ou está a pensar em comprar que até nem precisa porque já tem algo que cumpre esse propósito?
E já agora, beba água! 😉
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








