Resposta rápida: remover a tentação.
Todos nós somos “tentados” no dia-a-dia por coisas que gostaríamos de conseguir evitar.
Alguns de nós são tentados por comida.
Outros por distrações.
Outros por comportamentos que não nos servem.
Resistir à tentação é difícil porque implica gastar energia.
Chamamos a esta energia FORÇA DE VONTADE. Muitos de nós acreditam que ter ou não força de vontade é uma característica inata e pessoal mas isso não é verdade.
De uma maneira muito simplista considere que, tal como a força muscular, a força de vontade se gasta ao longo do dia (como? quando se usa!) e pode ser fortalecida.
Mas hoje não quero falar-lhe de como fortalecer a força de vontade. Quero deixar-lhe a sugestão mais simples para nem ter de a usar (e gastar).
Se a tentação não existir é muito, muito, muito mais fácil não nos deixarmos seduzir por ela.
Remova as tentações do seu ambiente
Por exemplo, se tem dificuldade em resistir à tentação de doces a solução é nem os comprar. “Bolacha comprada, bolacha comida!”. (E se a desculpa é que precisa de ter estas coisas em casa por causa das crianças, aconselho-o a ver a reportagem “Somos aquilo que comemos”. )
Se tem dificuldade em resistir à tentação de algumas comidas escolha restaurantes onde elas não estejam presentes.
Se tem dificuldade em resistir à tentação de investir o seu tempo nas redes sociais ou na internet, instale programas que bloqueiam ou limitam o acesso a estes sites.
Se tem dificuldade em resistir a fazer compras não vá às lojas ou peça a alguém que lhe guarde o cartão de crédito.
Retire do seu ambiente as tentações e crie as condições para que a escolha dos comportamentos que lhe servem seja mais fácil. Ponha a criatividade a trabalhar! 😉
FERRAMENTAS
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender Um dia fiz aquilo que quase todos fazemos sem pensar: cliquei num vídeo. Era um vídeo de alguém a mostrar como fazer o tuck perfeito da t-shirt. Eu nem...
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







