Tempo de Leitura: 2 minutos

Um estudo da Universidade da Virginia observou que algumas pessoas preferem levar pequenos choques elétricos a estarem sozinhas durante 15 minutos com os seus pensamentos. Antes da experiência, os participantes tinham classificado os choques como o mais desagradável entre vários tipos de “mimos” e que estariam disponíveis a pagar para não os receberem. Durante a experiência, dois terços dos homens e um quarto das mulheres, isolados e sem distração, optaram por carregar no botão que lhes oferecia algo de novo: o choque!

É curioso o desconforto que algumas pessoas sentem em estarem a sós consigo mesmas. Isto tem levado ao desenvolvimento da indústria de entretenimento (os famosos passatempos) e de dispositivos móveis que nos entretêm onde quer que estejamos (noutro artigo já falei sobre o fenómeno de muita gente estar cada vez mais comunicáveis e ao mesmo tempo mais sozinhos).

“A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos.”,  Marcus Aurelius

Por outro lado, aprender a estar connosco próprios, focados nas nossas sensações e no momento presente contribui para que, não só passemos a gostar da nossa companhia em qualquer situação, como também nos sintamos mais satisfeitos. Além disso, essa aprendizagem aumenta a nossa capacidade de atenção, qualidade dos resultados do que fazemos e eficiência.

Começa cada vez mais a ser conhecido o impacto do treino formal e informal de técnicas de atenção plena (mindfulness) na nossa criatividade, controlo de emoções, gestão de stress, serenidade e felicidade. Pode até usar momentos do dia a dia, como estar parado no trânsito (veja este artigo) para melhorar estas capacidades.

Esteja atento aos meus cursos e em breve terá a oportunidade de experimentar estas técnicas.

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.