Cada vez nos chega mais informação (artigos, vídeos) que gostariamos de ler ou ver mais tarde. Muitas vezes guardamos o link ou deixamos a página aberta mas por vezes gostariamos de ler ou ver o vídeo noutra altura e noutro sítio (por exemplo em casa ou no tablet). Há várias ferramentas muito práticas para guardar as coisas que queremos ler ou ver mais tarde.
Há tempos aconselhei o Pocket e hoje atualizo este artigo com outra ferramenta, o Instanpaper, que estou a usar atualmente.
Ambas permitem:
- guardar uma lista de links para ler/ver mais tarde. Imagine que lhe enviam um link, encontra algo na internet ou alguém partilha um vídeo no facebook que quer ver. Basta um clique num botão no seu browser (precisa de instalar uma extensão) e, sem esforço, esse conteúdo é guardado na sua conta do Pocket ou Instapaper. Depois, quando quiser, noutro computador ou dispositivo, acede à sua conta e lê ou assiste aos vídeos.
- ler offline, por exemplo no seu telemóvel ou tablet.
- ler numa janela “limpa”, sem distrações, só com o texto.
Os dois pontos fortes do Pocket são ser grátis e permitir associar mais do que uma etiqueta/tag a cada artigo.
Comece por criar uma conta aqui: http://getpocket.com/
Para poder guardar os conteúdos em qualquer dos aparelhos que usa precisará de instalar uma pequena aplicação mas depois de criar a conta isso é-lhe explicado. Pode ver o vídeo de apresentação do pocket aqui.
Instapaper
Comecei a usar recentemente a versão paga do Instapaper ($29.99/ano) porque resolve um problema que o Pocket não estava a dar resposta: sublinhar os artigos e tirar notas. Além disso, o Instapaper permite depois exportar as notas e frases sublinhadas para onde quiser, como por exemplo para o Evernote ou email. Como na maior parte das vezes o que me interessa é guardar o que sublinhei e as minhas reflexões, esta funcionalidade é muito importante.
O instapaper organiza os artigos em pastas o que não é tão prático como as etiquetas do Pocket já que um artigo não pode estar em mais do que uma pasta.

O que precisa de fazer
- Avalie qual a melhor ferramenta para si. Se a opção de sublinhar ou tirar notas é importante, opte pelo Instapaper (a versão grátis permite fazê-lo mas está limitada a poucas notas). Comece por criar a conta na versão grátis. Não compre logo a versão Premium. Depois de criar a conta grátis aguarde algumas horas já que provavelmente receberá um email com a opção de usar a versão premium por um mês.
- Crie uma conta.
- Instale a extensão para o seu navegador de internet. Isto criará um botão no qual deve clicar para guardar o conteúdo da página.
- Se usar o telemóvel ou tablet, instale a app da ferramenta que escolheu.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.










