Já começa a cheirar as férias. Para alguns é um momento desejado para descansar e recarregar baterias mas nem assim conseguem desligar-se. Deixo-lhe algumas sugestões para se preparar para férias com “F” grande.
A importância das férias e descansar
Cada vez mais estamos ligados, sem parar, sem deixar a nossa mente e o nosso corpo estarem “só porque sim”. Alguns de nós sentem culpa por não estarmos a aproveitar o tempo, a sermos produtivos, a darmos conta da lista imensa de coisas para fazer (a lista que nunca, nunca vai acabar por mais que nos esforcemos). Não percebemos que nos estamos a “matar” aos poucos, a perder capacidades cognitivas, criatividade e principalmente a oportunidade de usufruírmos da vida…que é só esta.
Muita gente leva o corpo de férias mas deixa a mente, ligada através do telemóvel e do email. Alguns dizem que não podem desligar-se, que é essencial estarem conectáveis, que são essenciais e as coisas não podem parar. Até podem…infelizmente às vezes são precisos acontecimentos muito graves para as pessoas darem por isso. Mas adiante!
Sugestões para se preparar para umas férias descansadas, em que o mundo continua
Deixo então as sugestões para estar mais descansado.
Antes de ir de férias
- Uma semana antes, avise colegas e clientes. Durante uns dias, antes de ir de férias, coloque na sua assinatura de email a informação de que estará ausente e que devem entrar em contacto para tratar de algo que seja necessário durante os próximos dias.
- Se nunca colocou uma mensagem automática no email a avisar que vai de férias, informe-se como se faz uns dias antes.
- Além da mensagem de fora do escritório no email, altere a sua mensagem do atendedor do telemóvel informando que não está disponível.
- Vale a pena ter um telemóvel pessoal e outro profissional. Hoje em dia com os equipamentos dual sim, não tem que andar com dois equipamentos e assim pode-se desligar do trabalho quando é preciso e manter-se contactável para os amigos e família.
- Faça o mesmo com a conta de email, ou seja, tenha uma conta de email pessoal. Não use o email de trabalho para assuntos pessoais. Isto permite-lhe manter-se focado no trabalho quando está a trabalhar, ver só o email pessoal nas férias e garantir privacidade dos seus assuntos pessoais.
- Passe a um colega os assuntos que não podem esperar. Deixe a informação, como ficheiros, emails, documentos disponíveis e acessíveis.
- Dê poderes à sua equipa. Encare este momento para os deixar crescer.
- Defina quais os cenários importantes e urgentes em que o podem contactar. Dizer “liguem-me se for preciso alguma coisa”…é estar a pedi-las!
- Responda aos emails e chamadas nos dias antes de partir. Não deixe pontas penduradas ou pessoas à espera de resposta.
Prepare a volta
- Faça uma lista do que precisa de fazer quando voltar para ser mais fácil a transição.
- Não agende compromissos para os primeiros dias depois de férias para ter tempo de retomar o ritmo, processar os emails e assuntos em espera.
- Há quem volte de férias a meio da semana para ter uns dias para retomar os assuntos e ver o email sem se esgotar e perder logo o benefício das férias.
- Há quem não desligue a mensagem de email de “fora do escritório” durante um dia ou dois e até indique a data de retorno um pouco depois de voltar para garantir que não lhe “caem” todos em cima assim que chega.
Durante as férias
- Decida não ver o email, ou pelo menos, passe só os olhos se tiver mesmo que ser…sem se envolver em respostas. Por outro lado, veja o email se o seu nível de ansiedade não lhe permitir usufruir das férias com medo que está tudo a arder.
- Não leve trabalho…nem que seja umas coisas para ler. Provavelmente não o vai fazer e terá que lidar com a culpa de não o estar a fazer. Se quiser ler, leia pelo prazer de ler e não por obrigação.
- Compre uma lembrança para algum colega que ficou a tratar dos seus assuntos.
Boas férias!
FERRAMENTAS
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender Um dia fiz aquilo que quase todos fazemos sem pensar: cliquei num vídeo. Era um vídeo de alguém a mostrar como fazer o tuck perfeito da t-shirt. Eu nem...
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







