Tempo de Leitura: 3 minutos

1. Estar sempre a ver o email

Estar sempre a ver o email reduz as suas capacidades cognitivas, desempenho e aumentam o seu stress e ansiedade. Há pessoas que têm até um alerta no computador que os avisa cada vez que têm um email novo.

Desligue isso.

A sério.

Desligue. Veja aqui como.

Se precisar de estar sempre em cima dos assuntos, vá lá ver, de 5 em 5 minutos, mas não seja um escravo do chicote de alguém. Provavelmente muitos dos emails que recebe podem esperar …alguns minutos…e enquanto esperam, vai-se focar numa tarefa importante.

A sério.

Desligue.

E se quiser mesmo ganhar tempo e aumentar as suas capacidades, veja o email em alturas do dia pré-definidas (e o número de vezes depende das necessidades da sua função em estar contactável). Pergunte-se porém se a sua necessidade de estar sempre a ver o email é mesmo por obrigações profissionais ou se está à procura de algo para se distrair. J

Observe qual o seu tempo de resposta relativamente ao momento em que o email foi enviado ou quanto tempo depois de ele ter chegado é que o leu. Se foi minutos, reflita sobre isso.

A sério. Desligue isso e vá trabalhar!

2. Estar sempre a ver o email

Se ao ler o texto acima pensou “isto não é comigo”, pense outra vez.

A sério.

Desligue isso.

3. Estar atento às notificações das redes sociais.

Desligue isso.

A sério.

Desligue.

Do telemóvel também.

O efeito é o mesmo do email. E já agora cancele as notificações das redes sociais para o email. Quando quiser vai lá ver as novidades. Quando quiser.

Veja aqui como cancelar as notificações.

4. Ter muitas reuniões

Algumas não são precisas. Algumas não são produtivas. Veja neste artigo algumas sugestões para tornar as suas reuniões mais produtivas.
Use plataformas de colaboração e gestão de projetos para atualizar o estado dos projetos e evitar reuniões.

5. Trabalhar muitas horas e não dormir

Não descansar e dormir convenientemente reduz a sua energia e capacidades cognitivas. Provavelmente fá-lo quando está com maior pressão e com mais problemas para resolver, ou seja, quando precisa de estar no seu máximo.

Torne isto num não negociável na sua vida. A sua energia, produtividade e felicidade agradecem.

6. Começar o dia com tarefas pequenas e não importantes

Algumas pessoas começam o dia a ver o email ou a fazer aquelas tarefas pequenas só para as tirar da vista. Enquanto isso, outras importantes e maiores vão sendo adiadas…por vezes até ao fim do dia. E aí ou não faz ou fica a trabalhar até mais tarde.

Crie o hábito de se focar de manhã numa tarefa importante.

7. Trabalhar em modo multitasking

A sério.

Pare com isso!

Leia este artigo. Foque-se no seu trabalho. Deixe o seu cérebro descansar, focar-se e entrar em “flow”, completamente embrenhado numa tarefa. Vai ver que vai gostar.

8. Começar o dia sem saber o que quer atingir

Se não tem presente o que quer atingir, se não tem presente o que vai concretizar com o precioso do seu dia, corre o risco de desperdiçar um dia da sua vida. Quantos já desperdiçou?

Defina quais as coisas profissionais e pessoais que quer MESMO realizar nesse dia e mantenha isso como uma bússola ao longo do dia. Há dias que não vai conseguir concretizá-las porque outras coisas acontecem mas pelo menos tomou uma decisão consciente em não as fazer, em vez de se deixar levar pelos outros e pelo seu piloto automático.

E mais um hábito extra: Estar sempre a ver o email. A sério. Desligue isso. Desligue-se.

 

FERRAMENTAS

Atividade experiencial de 1 dia para equipas de projeto

Vamos promover práticas de gestão de trabalho e projeto mais produtivas para melhores resultados. Tudo isto com uma abordagem de teambuilding, aprendizagem e brainstorming inovadora com a duração de 6 horas.   Recorremos a uma atividade de aprendizagem experiencial de...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0