Tempo de Leitura: 2 minutos

Há pessoas que em situação stressantes de trabalho respondem com mais empenho, trabalhando mais intensamente para o resolver. Para isso, trabalham mais horas, cancelam férias e reduzem as horas de sono. Este fenómeno levado ao extremo tem o nome de burnout (estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional).

O mais curioso é que neste estado as pessoas perdem capacidades cognitivas, tornam-se menos flexíveis e criativas o que ainda dificulta mais a resolução dos problemas.

Dormir, tirar férias e ter momentos de descanso e lazer melhora as nossas capacidades cognitivas e aumenta a nossa energia física. Estes momentos de renovação são essenciais para termos a energia e disposição para fazer um bom trabalho.

A duração ideal de uma escapadinha

Durante o ano crie vários momentos de descanso. Momentos de descanso a sério: sem email e sem telemóvel. O Dr. David Lewis, um psicólogo e consultor do Mindlab International (Universidade do Sussex) identificou que o ideal é fazer várias escapadinhas de três dias para sítios a não mais de quatro horas de casa. A razão é que muitas vezes ir para fora é stressante e a duração das férias pode contribuir para aumento de stress porque o trabalho se acumula. Três dias é a duração ideal para manter este equilíbrio.

Outras pessoas acham que a duração ideal é ter pelo menos duas semanas de seguida pois só ao fim da primeira semana é que conseguem realmente desligar.

Seja como for, quebrar da rotina, parar de pensar nas situações do dia a dia e gerar situações de relaxamento físico vão ajudá-lo a aumentar a sua energia e encontrar novas soluções.

Dormir

Dormir é uma das coisas mais reparadoras que pode fazer. Renova o nosso corpo e mente. Tem um impacto profundo na nossa energia, disposição, capacidade para lidar com o stress e impacto na nossa força de vontade por exemplo para resistir a tentações. O sono ajuda à consolidação de aprendizagens e à memória. Tarefas motoras simples não são afetadas pela falta de sono mas tarefas cognitivas complicadas sofrem uma diminuição de performance quando dormimos pouco.

Há quem escolha dormir mais ao fim de semana para compensar a falta de sono durante a semana mas isso não tem o mesmo impacto em termos de renovação.

Se quer saber como dormir melhor e acordar com energia, veja este artigo.

Se o usa o computador à noite, instale este software para que a luz do computador não lhe tire o sono. 

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.