Tempo de Leitura: 3 minutos

Em particular em ambiente profissional, uma das razões pelas quais parece que o tempo não chega para muita gente é a dificuldade em concentrarem-se numa tarefa e em definirem prioridades, decidindo de antemão como querem usar o seu tempo. Muitas vezes não temos uma consciência clara sobre onde estamos a usar o nosso tempo. Ter essa consciência é o primeiro passo para avaliarmos se estamos a usar o tempo nas áreas que nos trazem mais valor.

Um dos desafios dos dias de hoje é existirem muitas fontes de distração e sorvedores de tempo como o e-mail e a internet, em particular websites como redes sociais. Por outro lado, por vezes investimos muito tempo em tarefas que não são assim tão importantes deixando de ter tempo para outras que são importantes ou nos trazem valor. Tem ideia de quanto tempo do seu dia é dedicado a estas atividades? Será que existem outras coisas que lhe trariam mais resultados e satisfação?

Neste artigo vou partilhar uma ferramenta que o vai ajudar a ter consciência para onde vai o tempo no seu dia quando trabalha ao computador. No futuro, vou partilhar ferramentas que o vão ajudar a evitar ser tentado pelas inúmeras fontes de procrastinação presentes na internet naqueles momentos em que é realmente importante estar concentrado e fazer o que tem em mãos.

Se trabalha maioritariamente ao computador e se quiser aumentar a sua consciência de onde investe o tempo ao longo do dia sugiro que instale o rescuetime.

A versão grátis desta aplicação permite-lhe ver graficamente quanto tempo usa em cada tipo de aplicação (email, word, internet) e até quais os sites onde está mais tempo. Os resultados provavelmente vão surpreendê-lo e (1) levá-lo a ignorar essa informação ou (2) levá-lo a tomar decisões mais conscientes sobre o modo como usa o tempo.

Caso queira optar pela segunda opção, pode começar por criar uma conta e instalar o rescuetime.

O rescuetime correrá no seu computador sem que tenha que fazer nada e vai contabilizando o tempo que gasta nas aplicações e sites. Passado uns dias vá ao site do rescuetime e consulte os relatórios. Vale a pena deixar passar uns dias para que os dados sejam mais relevantes e representativos da sua realidade. Há até quem mensalmente visite os relatórios para avaliar se está no bom caminho e refletir se está a ser tão produtivo como gostaria.

rescuetime-grafico-para-onde-vai-o-tempo

O rescuetime produz também uma métrica da sua produtividade. Este valor pode ser bastante discutível mas pode ser um dado para reflexão. Para isso, tem que informar o rescuetime sobre o que é que faz, ou seja, quais as aplicações e sites que usa para fazer trabalho importante e contribuir para a sua produtividade.

Por exemplo, para muita gente estar no facebook pode não estar alinhado com as suas responsabilidades profissionais sendo por isso uma aplicação que não contribui para a produtividade. Imagine por outro lado quem trabalha na área da comunicação e cujo seu trabalho é estar atento aos comentários da página do facebook e respondê-los. Nesse caso, esse é um tempo produtivo. O rescuetime permite-lhe personalizar como é que cada uma das aplicações que usa contribui para os seus resultados para que depois, automaticamente, lhe dê uma métrica de produtividade.

Experimente instalar o rescuetime agora e começar já a recolher informação!

FERRAMENTAS

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0