A ferramenta que recomendo este mês é o rescuetime.
O rescuetime é instalado no computador e no telemóvel e recolhe informação do tempo que passamos em cada aplicação e site trazendo-nos uma maior consciência de para onde vai o tempo e talvez nos ajude a descobrir porque parece que “não temos tempo”.
A versão grátis desta aplicação permite-lhe ver graficamente quanto tempo usa em cada tipo de aplicação (email, word, internet) e até quais os sites onde está mais tempo.
O rescuetime correrá no seu computador sem que tenha que fazer nada e vai contabilizando o tempo que gasta nas aplicações e sites. Passado uns dias vá ao site do rescuetime e consulte os relatórios. Vale a pena deixar passar uns dias para que os dados sejam mais relevantes e representativos da sua realidade. Há até quem mensalmente visite os relatórios para avaliar se está no bom caminho e refletir se está a ser tão produtivo como gostaria.
O rescuetime produz também uma métrica da sua produtividade. Este valor pode ser bastante discutível mas pode ser um dado para reflexão. Para isso, tem que “informar” o rescuetime sobre o que é que faz, ou seja, quais as aplicações e sites que usa para fazer trabalho importante e contribuir para a sua produtividade.
Por exemplo, para muita gente estar no facebook pode não estar alinhado com as suas responsabilidades profissionais sendo por isso uma aplicação que não contribui para a produtividade. Imagine por outro lado quem trabalha na área da comunicação e cujo seu trabalho é estar atento aos comentários da página do facebook e respondê-los. Nesse caso, esse é um tempo produtivo. O rescuetime permite-lhe personalizar como é que cada uma das aplicações que usa contribui para os seus resultados para que depois, automaticamente, lhe dê uma métrica de produtividade.
Experimente instalar o rescuetime agora, continue a trabalhar como sempre e daqui a uns dias espreite o resultado. 🙂
FERRAMENTAS
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender Um dia fiz aquilo que quase todos fazemos sem pensar: cliquei num vídeo. Era um vídeo de alguém a mostrar como fazer o tuck perfeito da t-shirt. Eu nem...
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.









