Arrumar os emails
No primeiro artigo sobre o tema como controlar o email falei sobre como cada vez mais as pessoas se queixam do tempo que demoram a processar o email e partilhei algumas estratégias que o vão ajudar a reduzir este tempo. Hoje vou falar sobre como tirar partido de uma estratégia de arrumação. Ter todos os emails na inbox é o primeiro passo para perder o controlo das suas mensagens e ser mais difícil encontrar informação importante.
Considere criar uma estrutura de pastas para organizar os seus emails. Esta estrutura deve refletir as suas necessidades e modo de trabalho. Por outro lado, uma estrutura de pastas muito complexa torna mais difícil a tarefa de arrumar os emails. Encontrar esse equilíbrio pode não ser fácil e ser o resultado de várias experiências mas vale a pena pensar nisso. No limite pode ter uma pasta onde coloca os emails já lidos/processados/respondidos que não quer apagar. Cada vez mais o software o ajuda a encontrar os emails que quer por isso pode-se dar ao luxo de não perder muito tempo a organizar os emails para os encontrar mais facilmente.
Recordo de seguida algumas pastas/estratégias que trazem valor a muita gente:
- Referência/Para guardar: uma pasta com informação para guardar como por exemplo contas, passwords em sites, informação à qual só vai aceder para procurar alguma coisa.
- Clientes/Projetos: pode fazer sentido ter uma pasta por cliente ou projeto mas lembre-se que isso vai trazer-lhe mais trabalho. Avalie o que faz sentido para si. Hoje em dia com a capacidade de pesquisa é fácil encontrar o que procura.
- Para ler mais tarde: pode colocar nesta pasta os emails de artigos, newsletters, informações que não precisa de ler já mas aos quais quer dar atenção.
- Pode fazer sentido criar pastas temporárias para o ajudar a gerir um assunto em particular. Por exemplo, tenho estado a gerir as inscrições de uma formação com muita gente. Criei uma pasta para esse efeito e esses emails vão todos para essa pasta. Quando os processo, trato-os todos de uma vez, focando-me só nesse assunto. Isso ajuda-me a concentrar naquele assunto e a poupar tempo.
Algumas pessoas quando pensam em arrumar os emails ficam logo desanimadas por terem como ponto de partida muitos emails na inbox. Uma estratégia para ultrapassar este obstáculo é criar uma pasta (chame-lhe por exemplo inbox-velha) e coloque lá todos os emails. Isto não quer dizer que não os arrume mais tarde ou que não vá lá fazer algo com esses emails mas pelo menos, a partir de agora é como se começasse do zero. Isto vai ajudá-lo a ultrapassar a procrastinação de começar a domar o seu email.
Uma curiosidade: normalmente as ferramentas informáticas organizam as pastas por ordem alfabética. Se quiser que uma pasta apareça em primeiro lugar por a usar com frequência acrescente ao nome da pasta um caracter como _, @ e automaticamente essa pasta passa para o início da lista.
Quais são as categorias/pastas mais relevantes para si?
Nos próximos artigos vou partilhar dicas para gastar menos tempo a processar os emails e tirar partido das funcionalidades do software para automatizar o processamento.
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







