Tempo de Leitura: 2 minutos

Fala-se muito hoje em dia de motivação, em particular no ambiente empresarial, já que esta tem impacto direto nos resultados. A nível individual, a motivação tem mais impacto no sucesso de uma carreira do que inteligência, capacidade ou salário.

É um tema a que retorno com frequência, apresentado novas perspetivas, histórias, estudos com a intenção de ajudar líderes e indivíduos (sim, porque cada um é responsável pela gestão da sua motivação) a aumentarem a motivação.

Hoje trago uma Ted Talk do economista Dan Ariely (aconselho vivamente a que procure as outras Ted Talks e os seus livros se o tema das ciências comportamentais lhe interessa).

Nesta Ted Talk, intitulada “o que nos faz sentir bem em relação ao nosso trabalho?”, Dan Ariely fala-nos do impacto do sentido de propósito na motivação, em particular a nossa perceção do que o que fazemos é (1) importante/serve para alguma coisa ou que, pelo menos, (2) é reconhecido. É impressionante o impacto até nas situações simples que ele construiu para realizar as suas experiências.

Só que nem sempre conseguimos encontrar esse sentido de propósito maior naquilo que fazemos e não podemos mudar o que fazemos. Nesse caso, uma solução é mudar o modo como vemos o que fazemos já que até tarefas aborrecidas podem ter um propósito maior.

Por isso às vezes o que precisamos é de olhar para as tarefas de modo diferente. Pode ajudar, por exemplo, começar por perguntarmos “Como é que o que estou a fazer vai ajudar outras pessoas?”.

Podemos também trazer algum grau de soberania sobre a tarefa (por exemplo o modo como faz, como e onde). Por exemplo, se a tarefa é monótona e repetitiva, pode fazê-la de um modo ligeiramente diferente, ou desafiar-se a fazê-la mais depressa, ou adicionar algo ao seu ambiente que lhe traga diversidade (como por exemplo música).

Retorno muitas vezes a uma frase do Stephen Covey que diz “Eu não sou o produto das minhas circunstâncias. Eu sou o produto das minhas decisões.” E sentirmo-nos ou não motivados, apesar das circunstâncias, é uma decisão individual. 

Que 2017 seja um ano cheio de motivação!

FERRAMENTAS

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0