Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje vou falar de uma coisa que o pode ajudar a ganhar muito tempo. Isto pode mudar a sua vida 🙂 Trata-se de uma funcionalidade do MS Office chamada Mail Merge que permite produzir muitos documentos ou enviar emails pesonalizados automaticamente. Com os seguintes exemplos é mais fácil de perceber o potencial:

  • Imagine que está a organizar uma conferência e quer enviar a cada palestrante um email personalizado com o nome dessa pessoa e a hora a que vai falar. Depois de ter escrito a estrutura do conteúdo do email, compilado numa folha de Excel o nome, o email e o horário em que essa pessoa vai falar, o Mail Merge cria o email personalizado para cada pessoa e envia-o (em vez de estar a enviar cada email um a um e aumentar a probabilidade de se enganar).
  • Imagine que quer imprimir vários envelopes com destinatários diferentes e com o mesmo remetente. O Mail Merge cria e imprime esses envelopes.
  • Imagine que quer criar ou imprimir vários documentos como por exemplo certificados de participação ou convites em que o conteúdo é o mesmo e o nome das pessoas varia. O Mail Merge vai ajudar.

O que é que precisa para utilizar o Mail Merge?

Não precisa de instalar nada já que isto é uma funcionalidade do MS Office que integra o MS Word, MS Excel e MS Outlook (na situação de querer enviar emails). Para cada situação vai precisar de:

  • uma folha de MS Excel com a lista da informação personalizada que quer utilizar (usando a situação da organização da conferência, esse MS Excel teria uma coluna com nome do palestrante, outra coluna com o endereço de email, outra coluna com o horário em que o palestrante vai falar). É importante que a primeira linha tenha o título de cada coluna (neste caso nome, email, horário) para depois poder referir essa informação.
  • um documento MS Word onde escreve o documento ou o conteúdo do email.

mail merge como enviar emails autimaticamente

No vídeo seguinte explico, passo por passo, como utilizar esta funcionalidade. Estou a usar o Office 2013 mas a utilização é semelhante noutras versões.

 

FERRAMENTAS

Agenda dos próximos cursos abertos

Agenda dos próximos cursos abertos

  Cursos em parceria com a Ordem dos Engenheiros Gestão eficaz de pessoas para o Engenheiro-Gestor 26 de outubro, 2 e 9 de novembro de 2022 (Quartas-feiras) Horário laboral: 9:30 às 12:30 (hora de Lisboa) Horário pós-laboral: 19:00 às 22:00 (hora de Lisboa)...

read more
A gestão e execução dos projetos não correm como esperado?

A gestão e execução dos projetos não correm como esperado?

Vários tipos de projetos, pela sua natureza, trazem vários obstáculos à sua gestão (e no fundo é para isto que os gestores de projeto são necessários... para removerem obstáculos 😊).   Estou a pensar em particular nalguns obstáculos dos projetos de desenvolvimento de...

read more
6 razões para a falta de iniciativa

6 razões para a falta de iniciativa

Todos nós temos áreas em que tomamos mais iniciativa, outras em que tomamos menos. Penso na iniciativa como a energia, a vontade para fazer algo, por algo a andar, um “chegar-se à frente”. É comum os meus...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.