Tempo de Leitura: 2 minutos

Este cartoon da Mafalda, como sempre genial, relembra-nos da esperança que muitos têm que as coisas mudem para eles próprios se sentirem melhor ou terem melhores resultados.

Muita gente se sente desconfortável com a ideia, muito disseminada hoje em dia, de que os nossos resultados dependem de nós (ou pelo menos o modo como nos sentimos em relação aos nossos resultados é da nossa responsabilidade). É sempre possível encontrar histórias de pessoas que não estão a conseguir ultrapassar situações complicadas como desemprego, problemas no trabalho, problemas de família e que muitas vezes desistem pois sentem que não depende deles resolver a situação.

Não vou discutir isso. Não vou analisar se temos capacidade ou não de influenciar os nossos resultados. Vou só partilhar as perspetivas que imagino que o Manelinho e a Mafalda tenham e deixo-lhe a análise de qual delas levará a uma maior probabilidade de influênciar os resultados e obter o que quer.

locus-controlo

Atitude Manelinho (locus de controlo externo)

Alucino que o Manelinho acredita que aquilo que lhe acontece é resultado do que o rodeia. “Se o ano for melhor eu vou ser mais feliz!” Em psicologia chama-se a isto locus de controlo externo (o que me acontece é resultado do meio que me envolve).

O Manelinho provavelmente está muito focado nos PROBLEMAS e gasta alguma ENERGIA a perguntar “PORQUÊ que isto me acontece?” (ou versões mais específicas como porque é que as pessoas não compram na minha loja, porque é que o meu pai ralha comigo, porque que a professora não gosta de mim, porque é que não aprendo). Muitas vezes pergunta “de quem é a culpa”?

No fim, talvez encontre respostas (quando fazemos muitas vezes as mesmas perguntas, as respostas aparecem) e provavelmente no dia seguinte volta a fazer as mesmas perguntas. Provavelmente pensa com frequência que as coisas não lhe correm como quer e até se vê como um FRACASSO.

Atitude Mafalda (locus de controlo interno)

A Mafalda também reconhece os Problemas mas foca-se nas SOLUÇÕES e gasta alguma ENERGIA a perguntar “COMO é que posso resolver isto?”. No fim, talvez encontre respostas (quando fazemos muitas vezes as mesmas perguntas, as respostas aparecem).

Em psicologia chama-se a isto locus de controlo interno (eu posso influenciar os meus resultados).

Provavelmente pensa nas coisas que não lhe correm bem retirando APRENDIZAGENS e o COMO é que da próxima vez vai fazer diferente para que isso não aconteça.

Manelinho ou Mafalda?

Em que áreas da sua vida é mais “Manelinho”? Em que áreas da sua vida é mais “Mafalda”? O que aconteceria se mudasse?

 

 

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.