Tempo de Leitura: 2 minutos

Pais e professores têm intenções muito positivas quando comunicam com os seus filhos ou alunos. Querem mesmo que eles ultrapassem os seus limites e sejam cada vez melhores. No entanto, por vezes, a forma como usam a linguagem pode ter o efeito contrário. Neste artigo partilho três formas mais eficazes influenciar através do modo como comunica. Obviamente tudo isto é válido noutros contextos de comunicação, inclusive na comunicação connosco próprios.

  • Uso da negativa: “Não desistas!” Para avaliar o significado desta frase pensamos primeiro no que significa a coisa da qual nos devemos afastar (desistir) para depois a negar. O foco principal é no que não se quer, ou seja, desistir. Em vez do uso da negativa, é mais eficaz e claro apontar logo o que se pretende, que neste caso seria qualquer coisa como “Continua! Tu consegues!”.
  • Pressuposto de que se vai falhar: “Tentem agora fazer o exercício.” Para quê usar a palavra “tentar”? Esta expressão traz agarrado o pressuposto de que se pode não conseguir programando-nos para o insucesso. Uma alternativa que abre mais possibilidades e mais confiante será “Façam agora o exercício”. Qual das alternativas vos dá mais confiança na vossa capacidade quando afirmam para vocês próprios “vou tentar fazer” ou “vou fazer”?
  • Ser específico e cumprir: “Só mais um bocadinho” Um bocadinho quanto, especificamente? Dar essa pista ajuda a pessoa a gerir os recursos que precisa para se superar por exemplo no tempo que se mantém a fazer uma coisa, a ultrapassar os seus limites físicos, ou a comer mais umas colheres de sopa. Quantificando e sendo fiel ao prometido aumenta-se a confiança do outro no comunicador, nesta e noutras situações no futuro.

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.