Pessoalmente sei que, pelo histórico familiar, tenho alguma probabilidade vir a ter doenças que podem causar sofrimento, tirar a autonomia e a vida.
Encaro isso como um jogo. Existe um conjunto de cartas na mesa que aumentam a probabilidade de isso acontecer? Muito bem! Já que é um jogo que estou a jogar (e que não me perguntaram se quero), eu quero também poder jogar as minhas cartas, assumindo comportamentos que podem reduzir a probabilidade dessas doenças.
A prática de exercício físico é uma dessas cartas.
Abaixo partilho um documentário feito na Austrália sobre algum trabalho que tem aí vindo a ser feito sobre o efeito positivo do exercício físico no cancro. O documentário não tem legendas mas se percebe inglês vale a pena ver.
Existem vários estudos neste sentido e neste documentário partilham alguns resultados.
- Doentes a realizarem quimioterapia foram também acompanhados num programa de exercício personalizado. A eficácia do tratamento foi melhor bem como o modo como lidaram com efeitos secundários como náusea e fadiga.
- O exercício fortalece o sistema imunitário em particular no mecanismo natural que este tem para lidar com células cancerígenas.
- Pessoas que praticam exercício físico moderado duplicam as hipóteses de sobreviverem ao cancro.
- O tipo de exercícios pode fazer toda a diferença. Por exemplo, para reduzirem a osteoporose (que resulta dos tratamentos a homens com cancro na próstata) perceberam que exercícios de resistência e impacto tinham resultados enquanto que só exercícios de resistência não faziam diferença.
Além de todos os benefícios do exercício físico, este é mais um motivo para criarmos tempo para o fazer…e jogarmos as nossas cartas conscientemente. 🙂
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.
Links úteis
Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.





