Tempo de Leitura: 3 minutos

Ando a procrastinar há algum tempo escrever este artigo sobre o dynalist porque é difícil explicar porque é que é uma das ferramentas centrais neste momento na minha gestão apesar de ser (aparentemente) tão básica.

Se falar com as pessoas mais próximas de mim provavelmente vão-lhe dizer que ouviram-me dizer dezenas de vezes que “Estou maravilhada com o Dynalist”. É uma das aplicações que comecei a usar e continuo (o que é muito bom sinal) porque facilitou algumas práticas da minha gestão profissional e pessoal.

E o surpreendente é que é uma aplicação que aparentemente não tem nada de especial: permite basicamente fazer listas. Mas é muito, muito mais do que isso e é difícil mostrar o seu potencial.

O Dynalist é uma aplicação que permite capturar, organizar e gerir ideias e informação em forma de listas com um número INFINITO de níveis. Como funciona na nuvem, podemos introduzir e ver a informação no computador, no browser e no telemóvel.

Permite também gerir tarefas e, na versão Pro, fazer aparecer essas tarefas no calendário da Google como tarefas de um dia inteiro ou bloquear blocos de tempo para as realizar. Quando marcamos um ponto como feito no Dynalist, a tarefa do calendário é também sinalizada como feita.

Pode ser usado, por exemplo, para:

  • gerir de tarefas e prioridades (embora a versão grátis, que não integra com o calendário, limite a aplicação de boas práticas de gestão de tempo como por exemplo bloquearmos tempo no calendário para realizar tarefas com maior duração e termos uma visão global do que há a fazer num dia usando o calendário);
  • criar checklists que podem ser reutilizadas e partilhadas com outros;
  • registar e guardar informação como notas de reuniões, informação que necessária no futuro, apontamentos de um curso;
  • planear um projeto ou uma tarefa complexa que tem vários passos, subtarefas e informação associada;
  • estruturar um documento ou conteúdo (eu neste momento estruturo textos, documentos e os meus cursos usando o Dynalist);
  • organizar ideias para resolver problemas e criar planos de ação;
  • trabalhar em equipa por exemplo partilhando uma checklist ou informação na web que os outros podem só ver ou também editar.

E no meio disto tudo consegue organizar-se e encontrar o que tem para fazer usando alguns truques que lhe vou ensinar neste pdf.

Atrevo-me a dizer que esta ferramenta é maravilhosa para os organizados e para os desorganizados por natureza. 😀

Uma das vantagens do Dynalist é que podemos organizar a informação como nos for mais conveniente, tirando partido das pastas e folhas como explico na imagem seguinte (que é uma folha do Dynalist e onde pode ver uma estrutura de pastas que aconselho).

 

Se fizer zoom ao nível 1-A, passa a ver a informação abaixo o que nos ajuda a focar num ponto.

Para mim a versão gratuita é suficiente.  A versão Pro é paga ($7.99/mês) e traz funcionalidades extraordinárias em particular para gestão de tarefas. Se usar este link para criar a sua conta tem direito a um mês da versão Pro sem custo e sem ter de introduzir nenhum dado de pagamento. Depois de um mês opta por perder as funcionalidades ou avançar com a versão paga. Existe um desconto de 50% para estudantes.

Compilei neste pdf um guia para explorar rapidamente o potencial do Dynalist e ideias de boas práticas para tirar partido do Dynalist para se organizar, planear e colaborar. Pode descarregar aqui.

Este manual é uma oferta. Pode aceitá-la inserindo 0 na caixa “Escolha o que quer pagar” ou, se quiser apoiar este trabalho, pode também contribuir com a quantia que fizer sentido para si com base na sua generosidade e disponibilidade. A escolha é sua. Pague o que quiser. Mesmo. 🙂

FERRAMENTAS

Próximos cursos

Cursos com a Ordem dos Engenheiros Gestão eficaz de pessoas para o Engenheiro-Gestor 4, 11 e 18 de maio de 2021 (Terças-feiras) Edição 5 (horário laboral): 9:30 às 12:30 (hora de Lisboa) Edição 6 (horário pós-laboral): 19:00 às 22:00 (hora de Lisboa) Videoconferência...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0