Costuma ver o email ou as redes sociais antes de dormir, até mesmo na cama? Então este artigo vai interessar-lhe.
Já noutro artigo falei sobre a importância do sono e algumas dicas para dormir melhor.
No vídeo que partilho hoje é explicado um fenómeno que não conhecia e reforçados os efeitos negativos do uso do telemóvel, tablet e computadores (embora não referido no vídeo o efeito é o mesmo).
Quando usamos estes aparelhos, expomos os olhos a um fluxo de luz que nos diz “não durmas, ainda não é altura” o que nos leva a não produzir melatonina que é a hormona que nos ajuda a dormir.
No vídeo, o Dr. Dan Siegel explica que enquanto dormimos os neurónios ativos descansam e que, principalmente, umas células de apoio chamadas glial cells, limpam as toxinas que os neurónios produzem.
Ele refere que 95% das pessoas precisam de dormir entre 7 e 9 horas para que essas toxinas sejam removidas.
Quando isso não acontece, e por mais orgulho que alguns tenham em dormir pouco, ficamos com menos capacidade de atenção, memória, habilidade de resolver problemas e há um desequilíbrio da insulina (que ajuda a regular o metabolismo e tem como consequência ganharmos peso). Além disso, o processo é tóxico para ligação das nossas células.
O que ele sugere é priorizar o ato de dormir. Decidir ativamente desligar o domínio digital pelo menos uma hora antes de ir para cama.
Já agora partilho um anúncio interessante sobre como o telemóvel pode ajudar a sua vida sexual.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








