Tempo de Leitura: 3 minutos

Já lhe aconteceu começar a fazer algo como uma tarefa importante que requeria concentração ou até a ler um livro e de repente percebe que algo o levou a distrair-se com algum conteúdo online ou uma conversa nas redes sociais?

Hoje em dia temos muita informação disponível e oportunidade de interagirmos com pessoas o que é ótimo mas muitas vezes entramos em piloto automático e tudo isto nos afasta de outras coisas também importantes.

Do ponto de vista profissional isto pode tomar uma dimensão nefasta já que estas pequenas distrações levam-nos a ser menos eficientes acabando por demorar 20% a 30% mais de tempo a fazer as nossas tarefas…e depois não sabemos para onde vai o tempo.

A dificuldade é que estamos programados para procurar este tipo de atividades já que nos fazem sentir bem.

Quem tem esta consciência usa a força de vontade (é o mesmo processo de resistir a uma guloseima) só que isso gasta energia emocional necessária. Podemos no entanto criar condições que limitem ou dificultem o acesso a estas tentações.

“Bolacha comprada, bolacha comida!”. Não ter guloseimas em casa é o ponto de partida para quem quer reduzir o açúcar. Calma! Não lhe estou a dizer para desinstalar as aplicações e cancelar a subscrição da internet.

Sugiro um passo intermédio: tirar partido da tecnologia para ser mais difícil aceder às tentações tecnológicas, um pouco como colocar as guloseimas na prateleira de cima da despensa onde precisa de aceder com um banco.

Existem aplicações que limitam o acesso a sites e aplicações sempre ou em períodos de tempo pré-definidos.

A minha favorita é o BlockSite disponível para Chrome e para Android. Se cair na tentação, vai deparar-se com umas imagens bem divertidas que o vão fazer pensar segunda vez.

BlockSite (se usa o Chrome, Windows e Mac): tem um interface mais amigável que o anterior mas só funciona no Chrome (descarregue aqui). Também tem uma versão para Androide.

Selfcontrol (Mac): é um programa semelhante ao anterior mas para MAC (descarregue aqui)

Para dispositivos móveis tem por exemplo

Freedom (todos): muito prático porque funciona em qualquer computador e dispositivo móvel mas tem um preço de $2.42/mês (provavelmente terá um cupão de desconto quando entrar na página). Pelo menos não pensa mais nisso! Mais informação aqui.

Se quer tornar o processo de evitar usar o telemóvel em certas alturas há uma app que torna a experiência motivadora. A forestapp funciona como um jogo. Em cada período de foco vai crescendo uma árvore virtual. Se interromper o período de foco mata a árvore…e árvore a árvore vai criando uma floresta. Funciona em iOS, Android e oferece também uma extensão para o Chrome.

FERRAMENTAS

Despachar a tarefa ou resolver o problema?

O João trabalhava naquela empresa há muitos anos. Cumpria com aquilo que lhe pediam mas há uns tempos que andava a sentir-se injustiçado porque, apesar de ser dedicado, o colega Fernando, que estava há bem...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

Vamos conversar

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0