Tempo de Leitura: 3 minutos

Bonito ou comum?

A Dove tem contribuído, com inúmeras campanhas, para alertar para a escravidão de muitas mulheres, e cada vez mais homens, para um ideal de beleza inexistente e para uma autoimagem individual muito desajustada da realidade.

Há dias que o vídeo seguinte está nas redes sociais. Colocaram dois cartazes sobre duas portas, lado a lado. Um dizia “bonita” e o outro “comum”. Umas mulheres passavam por uma das portas e outras pela outra. Algumas, depois dessa escolha, foram entrevistadas. Vale a pena ver o vídeo.

 

A magia da indústria de beleza: o que parece não é

Somos todos os dias bombardados com inúmeras imagens de homens e mulheres perfeitos, que levam a que muitos se sintam desadequados. A indústria da cosmética e da moda envolve bilhões. A loucura nos ginásios e pela linha perfeita leva muitos a investirem tempo e dinheiro que não estão dispostos a gastar noutras coisas.

Principalmente nalguns meios, o aspeto que tem e o que veste, abrem e fecham portas. Ai da mulher que não andar de saltos altos, mesmo que isso ponha em causa o seu conforto e capacidade de produzir resultados.

O mais assustador é que muita gente não percebe que os exemplos de mulheres e homens perfeitos das revistas são enganadores. Hoje em dia, não só a cosmética como também a magia do Photoshop transforma qualquer pessoa em alguém que tem todos os traços esperados da beleza (é assustadora a transformação que o Photoshop pode fazer como pode observar nos vídeos seguintes).

Sou como penso que sou?

Tudo isto leva a uma imagem desajustada de quem somos como tão bem o seguinte vídeo espelha. Neste vídeo, a Dove pede a mulheres que se descrevam para que um desenhador, que não as vê, crie o seu retrato (desenhadores que fazem retratos de criminosos com base na descrição de testemunhas). Depois pedem a alguém que acabou de conhecer essa mulher que faça também a descrição. Os retratos são comparados e é muito bonito ver a reação das retratadas.

As etiquetas

No outro dia ouvia alguém a aconselhar os outros a fazerem exercício para não ficarem sentados na praia “com vergonha”. Pelos vistos a “vergonha estética” é muito mais poderosa do que a “vergonha” de não tratar do que se tem mais precioso: o nosso corpo e a nossa saúde e também a nossa felicidade.

Voltando ao vídeo das portas, pergunto, não qual das portas escolheria mas como se sentiria depois de passar por cada uma delas. É só uma porta mas revela a etiqueta que colámos em nós. E quem coloca a etiqueta? Será que não passamos pela porta “bonita” porque temos medo do que os outros vão pensar por acharmos que somos bonitos? Ou nem se quer nos permitimos a isso porque a voz dentro da nossa cabeça vai criticar a decisão?

E tudo isso terá impacto no modo como nos movemos, posicionamos, brilhamos e somos percecionados pelos outros. E talvez a beleza seja simplesmente a autoconfiança aplicada ao nosso rosto e ao nosso corpo.

Amanhã quando sair de casa note que por cima da porta da sua casa diz “bonita”. Tenha um bom dia!

A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra. A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

Audrey Hepburn

 

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.