Há uns anos li um livro de contos filosóficos do mundo inteiro chamado Tertúlia de Mentirosos de Jean-Claude Carrière. Alguns contos são bastante profundos, outros divertidos, outros são mesmo parvos. Há um de que gosto bastante e a primeira vez que o li achei-o muito engraçado. Com o passar do tempo comecei a achá-lo mais profundo do que parece. Fica aqui a transcrição do conto.
Uma história americana do século XX apresenta um camponês paupérrimo que todos os dias vai trabalhar para o campo, com a sua vaca. É um homem honesto, que labuta para alimentar a mulher e a família.
Um dia o céu abre-se, desencadeia-se uma tempestade e um raio mata a sua única vaca.
-Mas porquê eu? – brada o camponês dirigindo-se a Deus. – Que te fiz eu? Porque me atingiste? Não serei já suficientemente infeliz?
Deus nada lhe responde.
Passam meses, anos. O camponês, cada vez mais pobre, vai trabalhar sozinho, com as suas mãos fatigadas. A sua mulher, de vez em quando, vai ajudá-lo. Leva-lhe um magro alimento. Outra tempestade revolve o céu, o raio fura as nuvens e mata-lhe a mulher.
O camponês torce as mãos de desespero e grita, de olhos no céu:
-Mas porquê? Que mais te fiz eu? Sou muito pobre e pio! Porque me mataste a mulher? Responde! Que te fiz eu?
Então as nuvens escuras entreabrem-se, surge uma imensa luz e a voz de Deus diz:
-Tu não me fizeste nada. Mas de vez em quando, enervas-me.
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







