Para terminar os artigos com sugestões de filmes, proponho desta vez o filme “Intouchables” (em português Amigos Improváveis) que é um bom exemplo do chamado efeito de Pigmalião: as expetativas de por exemplo líderes, treinadores, pais e professores têm um impacto significativo no desempenho daqueles que acompanham.
Este filme é uma comédia de 2011 que alguns consideram um clássico. A história é baseada em acontecimentos verídicos e conta a história da relação de um milionário tetraplégico e do seu auxiliar de enfermagem, ex-condenado e aparentemente sem muitas perspetivas. Contra todos os estereótipos, tornam-se amigos e ambos inspiram a mudança no outro, um retomando o prazer pela vida e o outro tendo a oportunidade de mostrar de que é capaz de mais do que as expetativas, baseadas em preconceitos, que têm dele. Além da história ser boa e divertida, a banda sonora é excelente.
Voltando ao efeito de Pigmalião: em geral não consideramos que as expetativas que temos do desempenho de alguém tenham impacto nesse desempenho mas como tem vindo a ser demonstrado em vários meios, o modo como nos comportamos (acompanhamento, linguagem corporal, comunicação, etc.) relativamente ao desempenho de outra pessoa tem impacto nesse desempenho, como se fosse uma “self-fulfilling prophecy”. Recordo uma experiência que o psicólogo Robert Rosenthal realizou numa escola na Califórnia nos anos 60. Um grupo de alunos fez um teste que supostamente era capaz de identificar os alunos de alto desempenho. Os professores receberam a lista dos alunos com supostamente mais potencial e no fim do ano esses alunos tiveram resultados muito melhores do que os colegas. O curioso é que esses alunos foram escolhidos ao acaso. A única diferença entre eles e os colegas estava nas expetativas do professor. Outros estudos que têm vindo a ser realizados desde então têm vindo a mostrar que este efeito (chamado o efeito de Pigmalião) aplica-se a vários cenários, como equipas desportivas, militares ou equipas de trabalho. Quais as expetativas que tem em relação ao desempenho de quem o rodeia?
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








