Tempo de Leitura: 3 minutos

Uma alimentação equilibrada reduz os efeitos do stress. Tipicamente em alturas de stress e quando estamos mais cansados recorremos a alimentos como o café, álcool e doces que têm o efeito de agravar esses sintomas. Felizmente há alimentos que devido aos seus nutrientes (como vitaminas do complexo B, vitamina C e potássio) têm o efeito contrário. Neste artigo dou-lhe sugestões que pode pôr em prática facilmente para parar de alimentar o ciclo de stress e ter mais energia.

A maior dificuldade é que nas alturas de maior stress, quando estamos mais cansados, a nossa força de vontade é menor e é mais difícil resistir à tentação de comer alimentos que não nos ajudam [artigo sobre como gastamos a força de vontade e como a podemos fortalecer]. Com a desculpa do “não tenho tempo”, entramos num ciclo pouco saudável.

Uma boa estratégia é prever e planear o que vai comer nos momentos de mais trabalho. Se tomar a decisão do que vai comer e preparar-se antes de estar cansado, será mais fácil resistir à tentação de comer mal e alimentar o ciclo do stress.

  • Quando prevê semanas mais cheias prepare, por exemplo ao fim-de-semana, algumas refeições saudáveis ou compre ingredientes para preparar rapidamente refeições equilibradas e que lhe dão energia. Assim não tem que pensar muito no momento de preparar a refeição e será mais fácil fugir à comida pré-preparada ou fast-food.
  • Prepare por exemplo sopa e congele.
  • Se não tem tempo para ir ao supermercado, considere comprar com antecedência legumes em frasco (como tomate e feijão). É fácil juntá-los a uma massa (preferencialmente integral) e rapidamente fazer um prato nutritivo e saboroso.
  • Escolha comer refeições com brócolos, espinafres, leguminosas e batata doce.
  • Opte por cereais integrais que o mantém saciado durante mais tempo e têm mais nutrientes.
  • O pão escuro tipo alemão pode ser comprado com antecedência e aguenta-se bastante tempo. Pode fazer uma sandes de tomate temperada com oregãos para o jantar.

pão alemao

  • Tome um pequeno almoço rico em nutrientes. Faça por exemplo flocos de aveia (pode até fazer várias poções e guardar no frigorífico para vários dias) e coma fruta. Evite o pão branco e os bolos.

Compre ou prepare com antecedência snacks saudáveis para ter opção fácil à máquina de snacks ou ao bolo do café. Escolha comida não processada já que é mais saudável e barata. Por exemplo:

  • faça uma caixinha com uma mistura de frutos secos como caju, pistachios, amêndoa, passas, bagas goji, sementes de girassol, etc;
  • leve para o trabalho fruta como maçãs, frutos vermelhos, laranjas, bananas ou até legumes como cenoura já descascada;
  • beba chá verde;
  • coma um  (um, não é a tablete toda) quadradinho de chocolate preto (mais de 70% de cacau).

FERRAMENTAS

Atividade experiencial de 1 dia para equipas de projeto

Vamos promover práticas de gestão de trabalho e projeto mais produtivas para melhores resultados. Tudo isto com uma abordagem de teambuilding, aprendizagem e brainstorming inovadora com a duração de 6 horas.   Recorremos a uma atividade de aprendizagem experiencial de...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0