Já aqui falei muitas vezes dos resultados de nos focarmos completamente no que estamos a fazer. Em particular em tarefas cognitivas acabamos por as fazer em menos tempo e melhor como também é uma boa estratégia para reduzir o stress, trazer serenidade e satisfação. Hoje em dia mantermo-nos focados é um desafio para muita gente e esta dificuldade começa a ser até objeto de estudo.
Uma das técnicas para aumentar a concentração que tenho visto com mais resutados (principalmente para quem trabalha ao computador) é a técnica do tomate. A Técnica do Tomate (em inglês o nome desta técnica parece muito mais respeitável: Pomodoro Technique). Esta técnica é inspirada nos cronómetros de cozinha em forma de tomate e consiste em focar-se numa tarefa durante 25 minutos e fazer um intervalo nos 5 minutos seguintes. Ao fim de 4 “tomates” faz-se um intervalo maior de 15 a 20 minutos.
Ajuste esta técnica a como for mais adequado para si (por exemplo mais tempo de foco). A ideia é que durante o tempo que definiu não faça mais nada além da tarefa que se propôs fazer. Ver o tempo a contar vai ajudá-lo a resistir à tentação das interrupções internas. Já observei algumas pessoas ultrapassarem o problema da procrastinação usando esta esta estratégia.
Há quem use esta técnica para todos os dias se conseguir focar em objetivos importantes. Há até executivos muito ocupados que usam esta técnica para conseguirem se focar e também responder às solicitações por exemplo focando-se ou tendo uma reunião de uma hora, respondendo a solicitações (emails, telefonemas, mensagens) na hora seguinte e assim sussessivamente.
Uma das minhas ferramentas favoritas para fazer a contagem do tempo é o Focus Booster (funciona em PC e MAC). Permite configurar o tempo de foco e o tempo de intervalo (depois de instalar carregue no i no canto superior direito e defina as suas preferências).
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








