Tempo de Leitura: 2 minutos
Há alguns anos comecei a sentir muito desconforto na garganta quando chegavam os meses do outono-inverno. O desconforto, tosse e às vezes dificuldade em falar eram um problema principalmente porque vivo de falar. 😊
Os exames às alergias identificaram as alergias normais aos bicharocos e algumas plantas, mas tão inespecíficos que não podia evitar.
Comecei a investigar para tentar perceber quais as causas do meu ambiente que podia transformar e percebi que isto acontecia principalmente quando ligava o aquecimento em casa. Descobri informação que sugeria que a causa era o ar secar e que podia fazer algo sem passar frio.
Assim, hoje em dia tenho um pequeno humidificador no quarto e fez toda a diferença. Ligo-o duas a quatro horas ao início da noite e tendo a desliga-lo quando vou dormir mas podia ficar ligado durante a noite. E deixei de acordar com a garganta irritada!
Este tipo de equipamento compra-se em várias lojas de eletrodomésticos e nas farmácias. Os aspetos a tive em conta na compra foram:
- Nível de ruído baixo;
- Ser suficientemente pequeno para não ocupar muito espaço, mas não demasiado pequeno para que tenha de andar sempre a por água (tipicamente as especificações indicam o tempo que o humidificador pode estar a funcionar sem colocar água).
- Ser fácil de encher com água;
- Não precisar de muita manutenção/limpeza.
Notava também que bebia água para aliviar os sintomas o que ajudava no imediato, mas rapidamente o desconforto voltava. Experimentei começar a beber água morna e notei que a sensação de alívio se mantém. Hoje em dia tenho uma garrafa térmica de um litro e meio que de manhã encho mais ou menos um terço com água a ferver e o resto com água fria. Ao longo do dia vou despejando para uma garrafa térmica mais pequena e vou bebendo.
Estas duas estratégias fizeram mesmo diferença na minha vida e como nas últimas semanas tenho falado com várias pessoas a queixarem-se dos mesmos problemas resolvi partilhá-las como ferramentas do mês. 😊
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







