A ferramenta deste mês não é bem uma ferramenta e será útil a quem usa óculos e trabalha muito ao computador e usa dispositivos em particular antes de dormir.
A maior parte da tecnologia que utilizamos emite luz azul que pode ter efeitos nocivos no sono. Sempre aconselhei o uso de algum tipo de filtro digital (como o f.lux que transforma quase impercetivelmente o espectro de luz dos computadores e telemóveis. Hoje já quase todos os dispositivos trazem algo do género instalado.
Há uns anos, quando troquei de óculos, optei por reforçar esta solução optando por lentes com filtro de luz azul pois tem vindo a ser demonstrado o seu impacto não só na qualidade do sono como também na produtividade com redução de fadiga visual e dores de cabeça.
Por isso, quando comprar novos óculos, deixo a sugestão de experimentar este tipo de lentes. Quase que nem notei que o mundo ficou ligeiramente mais amarelo/quente. E com o tempo que passamos à frente do digital, é mesmo importante protegermos os nossos olhos.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.









