Acho muito útil ter um quadro branco numa sessão de trabalho para organizar ideias e encontrar soluções. O sairmos das cadeiras, ficarmos lado a lado e estruturarmos as ideias por escrito de um modo visível para todos facilita o distanciarmo-nos do problema e vermos soluções novas.
Em reuniões online isto é ainda mais importante: haver um sitio onde todos possamos contribuir e ver as contribuições dos outros.
Há inúmeras soluções de quadros e mindmaps online mas gosto particularmente do Miro. A grande vantagem do Miro é que tem um conjunto de modelos/templates com estruturas conhecidas para nos ajudarem a pensar. Tem vários modelos para definição de prioridades, planeamento, reuniões, resolução de problemas. Às vezes basta uma nova maneira de olhar para as situações para organizar ideias e vermos coisas que ainda não tínhamos visto.

Partilho algumas para definições de prioridades mas aconselho mesmo a que explore todos os modelos disponíveis.
No caso da definição de prioridades, a ideia é usarmos um “postit” por tarefa e arrumá-lo onde fizer sentido e com base nisso tomarmos decisões do que fazer a seguir.
Esta é a matriz mais clássica do urgente vs importante. Também chamada por matriz de Eisenhower por ter sido criada por este presidente. Portanto se é boa para um presidente…

A que mostro de seguida é uma das que uso mais em que arrumamos as atividades em termos de esforço (costumo chamar-lhe recursos que podem ser tempo ou outros como dinheiro) e o valor que essa atividade traz. É uma boa estrutura para quem tem poder de decisão e autonomia.

Esta escala circular é útil para o dia-a-dia.

A versão grátis permite ter três quadros. Para usar individualmente ou colaborativamente.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








