Hoje em dia temos uma lista infindável de ferramentas eletrónicas que prometem mudar a nossa vida e fazer o tempo esticar.
Eu adoro explorar estas ferramentas e reconheço que sem algumas delas a minha vida seria mais difícil.
Observo no entanto que muita gente dá o passo de usar algumas destas ferramentas para pouco depois desistirem porque não lhes resolvem o problema.
Na realidade, o problema não são as ferramentas mas o modo como as usamos. As ferramentas dão-nos uma estrutura mas antes disso precisamos de um processo (organizacional ou individual) para gerirmos o nosso trabalho.
Precisamos também de desenvolver uma mentalidade de melhoria contínua neste campo, ou seja, de estarmos atentos a como melhorar em vez de nos resignarmos às circunstâncias.
Um martelo (ferramenta) é útil e para tirarmos partido do martelo precisamos de saber usá-lo, agarrar no cabo e usar a força adequada.
Mas mais do que isso, precisamos de saber o que estamos a construir e como o vamos fazer.
A competência de usar ferramentas de produtividade é importante mas é provavelmente a parte mais simples.
O que é realmente importante é ter competências de produtividade e a mentalidade da procura da melhoria contínua neste campo.
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







