Numa experiência desenhada para observar a frequência e força dos desejos das pessoas ao longo do dia, os participantes, alemães jovens até idade adulta, foram solicitados por alertas no telemóvel (7 por dia durante 7 dias) a responder a questões sobre o que eles mais recentemente desejavam.
Qual dos desejos seguintes os participantes ambicionaram menos?
1. Trabalho e utilização de media.
2. Álcool e tabaco.
3. Participação desportiva e contacto social.
4. Comer e beber.
Qual das tentações estiveram os participantes mais inclinados a ceder ou FALHAR em resistir?
1. Comer.
2. Dormir.
3. Utilização dos Media
4. Utilização de tabaco.
Antes de ver as soluções, pense qual a sua aposta?
Qual dos desejos seguintes os participantes ambicionaram menos? Resposta 2, Álcool e tabaco.
Qual das tentações estiveram os participantes mais inclinados a ceder ou FALHAR em resistir? Resposta 3, Utilização dos Media.
Quando pensamos nos nossos desejos, pensamos sobre grandes e importantes necessidades, mas quando nos reportamos aos nossos impulsos momentâneos, eles acabam por ser bastante vulgares, como dormir, prazer, higiene, participação em desportos e contacto social. Por outro lado, os nossos desejos comportamentais tipicamente associados com necessidades reais – como álcool e tabaco – são muito menos comuns para o homem médio.
E estamos muitos mais inclinados a falhar resistir a algo como olhar para o telemóvel do que consumir bebidas alcoólicas. A grande conclusão a retirar deste estudo é que mesmo aqueles de nós que não sofrem de vícios podem ter dificuldade a resistir que nos afastam do caminho que queremos traçar para as nossas vidas.
Este é um dos desafios do jogo “Irrational Game” do Dan Ariely.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








