Numa experiência desenhada para observar a frequência e força dos desejos das pessoas ao longo do dia, os participantes, alemães jovens até idade adulta, foram solicitados por alertas no telemóvel (7 por dia durante 7 dias) a responder a questões sobre o que eles mais recentemente desejavam.
Qual dos desejos seguintes os participantes ambicionaram menos?
1. Trabalho e utilização de media.
2. Álcool e tabaco.
3. Participação desportiva e contacto social.
4. Comer e beber.
Qual das tentações estiveram os participantes mais inclinados a ceder ou FALHAR em resistir?
1. Comer.
2. Dormir.
3. Utilização dos Media
4. Utilização de tabaco.
Antes de ver as soluções, pense qual a sua aposta?
Qual dos desejos seguintes os participantes ambicionaram menos? Resposta 2, Álcool e tabaco.
Qual das tentações estiveram os participantes mais inclinados a ceder ou FALHAR em resistir? Resposta 3, Utilização dos Media.
Quando pensamos nos nossos desejos, pensamos sobre grandes e importantes necessidades, mas quando nos reportamos aos nossos impulsos momentâneos, eles acabam por ser bastante vulgares, como dormir, prazer, higiene, participação em desportos e contacto social. Por outro lado, os nossos desejos comportamentais tipicamente associados com necessidades reais – como álcool e tabaco – são muito menos comuns para o homem médio.
E estamos muitos mais inclinados a falhar resistir a algo como olhar para o telemóvel do que consumir bebidas alcoólicas. A grande conclusão a retirar deste estudo é que mesmo aqueles de nós que não sofrem de vícios podem ter dificuldade a resistir que nos afastam do caminho que queremos traçar para as nossas vidas.
Este é um dos desafios do jogo “Irrational Game” do Dan Ariely.
FERRAMENTAS
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender
Quando o feed decidiu o que eu precisava de aprender Um dia fiz aquilo que quase todos fazemos sem pensar: cliquei num vídeo. Era um vídeo de alguém a mostrar como fazer o tuck perfeito da t-shirt. Eu nem...
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







