Alguns dos meus clientes sentem dificuldade em criar ou transformar as rotinas e respostas condicionadas no dia-a-dia. Por exemplo, alguns querem-se focar em estarem mais atentos aos outros, em manterem a calma em situações difíceis, ou coisas tão simples como beberem mais água ou fazerem pausas ao longo do dia.
Até começam o dia cheios de boas intenções mas, quando chegam ao trabalho, as intenções ficam soterradas num monte de emails, solicitações e expetativas. O dia passa e esquecem-se da sua intenção. As semanas passam e as decisões que tomaram ficam esquecidas.
Hoje deixo-lhe uma sugestão para que seja “obrigado” a trazer para o seu consciente a sua intenção. Lembrar-se da sua intenção vai aumentar a probabilidade de encontrar oportunidades para a realizar.
Para aceder ao seu computador ou programas precisa de introduzir uma password? Então, crie uma password que o lembre da sua intenção. Essa password pode ser uma frase quase hipnótica que o programe a concretizar o que deseja.
Por exemplo:
- se quer beber mais água, crie a password “beberagua”
- se quer estar mais calmo, crie a password “sempretranquilo”.
Lembre-se de escrever a frase sempre numa forma positiva, que descreva o que quer que aconteça e não o que não quer que aconteça. Por exemplo em vez de “eunaovougritar” escolha “euvoufalarbaixo”.
E depois, se for preciso, intercale umas maiúsculas e números para a password ficar mais segura (e.g. Beber9aGua)!
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








