Não acredito no talento. Nem sequer gosto da palavra talento (e tão usada é ela hoje em dia) pelas conotações que tem.
Há uns anos alguém me falava dos “seus talentos”. Depois de uma conversa de doidos percebi que os “seus talentos” eram a sua equipa. Pessoas…de verdade!
O talento, o verdadeiro talento, o grande talento, não existe. Existe trabalho. Existe esforço. Existe dedicação. Existe aprendizagem. Existe observação.
Quando lhes chamamos talentos, estamos a simplesmente a reduzir o seu valor e a fazer parecer que é fácil.
Estamos a fazer parecer que não há nada a fazer se não tiver “talento”… o que é muito limitador!
Quando vemos a história dos grandes “talentos” (cientistas, artistas, desportistas) percebemos o quanto se esforçaram para serem Grandes Talentos.
Já está cansado da palavra talento? 🙂
Num artigo que escrevi o ano passado sobre a inteligência (As crenças que reduzem a nossa inteligência – como sermos melhores pessoas, líderes e pais?), partilhei que quando valorizamos a inteligência de alguém ou a damos como uma característica inata (tal como o talento) estamos na prática a reduzir a qualidade de inteligência e os resultados dessa pessoa.
Quando valorizamos o esforço e a capacidade de aprendizagem, estamos a aumentar a satisfação e resultados dessa pessoa.
Pergunto-me se será assim com o talento… e se quando dizemos algo como “tens tanto jeito” ou “tens tanto talento” estamos na realidade a contribuir para que a pessoa tenha resultados abaixo do seu potencial. Muita coisa leva a crer que sim!
Já agora assista à TED TALK seguinte para ter mais respostas.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








