Cada vez mais o mundo está cheio de oportunidades (para ser feliz) e ao mesmo tempo cheio de pressão para ser perfeito, ter sucesso, ser um líder. Ser um líder e ter sucesso é o que todos “devem” aspirar e quem não o faz, pelo menos em certos meios, é visto como fraco, pouco ambicioso.
No vídeo abaixo, mulheres falam sobre isso. Sobre a pressão para serem profissionais de sucesso, mães e mulheres perfeitas.
Esforçamo-nos muito? Talvez, às custas de outras coisas e principalmente da nossa felicidade.
Estas mulheres olham para trás e partilham o que não dariam para poderem reviver pequenos momentos da sua vida, momentos que atravessaram com pressa e focadas nas tarefas e no que vinha a seguir. Se soubessem o que sabem agora, dar-se-iam o tempo para fazerem as coisas que AGORA sabem ser as mais importantes.
Estes desejos estão alinhados com as respostas que Bronnie Ware (enfermeira que trabalhou vários anos nos cuidados paliativos) obteve quando perguntou aos seus pacientes, nas últimas 12 semanas de vida, de que coisas se arrependeram ou que coisas teriam feito de modo diferente. Os temas foram comuns:
- Desejava ter tido a coragem de viver a vida sendo verdadeiro a mim mesmo e não à vida que os outros esperavam de mim;
- Desejava ter perseguido os meus sonhos e aspirações;
- Desejava não ter trabalhado tão intensamente;
- Desejava ter tido a coragem de expressar os meus sentimentos;
- Desejava ter mantido contacto com os meus amigos;
- Desejava ter-me permitido ser mais feliz.
No vídeo, uma das mulheres aconselha ter uma lista de coisas para não fazer.
Fazer menos.
Ser mais. Ser um SER HUMANO.
Estar em paz com o mundo, ser gentil consigo e com os outros.
Fazer menos. Ser mais.
Que este SEJA um Bom ano!
FERRAMENTAS
Uma experiência imersiva que não ficou só na tecnologia
Esta semana fui fazer a Horizonte de Quéops (em Lisboa, para maiores de 12 anos), uma experiência de realidade virtual sobre as pirâmides do Egito, em Lisboa. Recomendo vivamente. 🤩 O nível de realismo é tal...
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.







