Costuma ver o email ou as redes sociais antes de dormir, até mesmo na cama? Então este artigo vai interessar-lhe.
Já noutro artigo falei sobre a importância do sono e algumas dicas para dormir melhor.
No vídeo que partilho hoje é explicado um fenómeno que não conhecia e reforçados os efeitos negativos do uso do telemóvel, tablet e computadores (embora não referido no vídeo o efeito é o mesmo).
Quando usamos estes aparelhos, expomos os olhos a um fluxo de luz que nos diz “não durmas, ainda não é altura” o que nos leva a não produzir melatonina que é a hormona que nos ajuda a dormir.
No vídeo, o Dr. Dan Siegel explica que enquanto dormimos os neurónios ativos descansam e que, principalmente, umas células de apoio chamadas glial cells, limpam as toxinas que os neurónios produzem.
Ele refere que 95% das pessoas precisam de dormir entre 7 e 9 horas para que essas toxinas sejam removidas.
Quando isso não acontece, e por mais orgulho que alguns tenham em dormir pouco, ficamos com menos capacidade de atenção, memória, habilidade de resolver problemas e há um desequilíbrio da insulina (que ajuda a regular o metabolismo e tem como consequência ganharmos peso). Além disso, o processo é tóxico para ligação das nossas células.
O que ele sugere é priorizar o ato de dormir. Decidir ativamente desligar o domínio digital pelo menos uma hora antes de ir para cama.
Já agora partilho um anúncio interessante sobre como o telemóvel pode ajudar a sua vida sexual.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








