A ferramenta que recomendo este mês é o rescuetime.
O rescuetime é instalado no computador e no telemóvel e recolhe informação do tempo que passamos em cada aplicação e site trazendo-nos uma maior consciência de para onde vai o tempo e talvez nos ajude a descobrir porque parece que “não temos tempo”.
A versão grátis desta aplicação permite-lhe ver graficamente quanto tempo usa em cada tipo de aplicação (email, word, internet) e até quais os sites onde está mais tempo.
O rescuetime correrá no seu computador sem que tenha que fazer nada e vai contabilizando o tempo que gasta nas aplicações e sites. Passado uns dias vá ao site do rescuetime e consulte os relatórios. Vale a pena deixar passar uns dias para que os dados sejam mais relevantes e representativos da sua realidade. Há até quem mensalmente visite os relatórios para avaliar se está no bom caminho e refletir se está a ser tão produtivo como gostaria.
O rescuetime produz também uma métrica da sua produtividade. Este valor pode ser bastante discutível mas pode ser um dado para reflexão. Para isso, tem que “informar” o rescuetime sobre o que é que faz, ou seja, quais as aplicações e sites que usa para fazer trabalho importante e contribuir para a sua produtividade.
Por exemplo, para muita gente estar no facebook pode não estar alinhado com as suas responsabilidades profissionais sendo por isso uma aplicação que não contribui para a produtividade. Imagine por outro lado quem trabalha na área da comunicação e cujo seu trabalho é estar atento aos comentários da página do facebook e respondê-los. Nesse caso, esse é um tempo produtivo. O rescuetime permite-lhe personalizar como é que cada uma das aplicações que usa contribui para os seus resultados para que depois, automaticamente, lhe dê uma métrica de produtividade.
Experimente instalar o rescuetime agora, continue a trabalhar como sempre e daqui a uns dias espreite o resultado. 🙂
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.










