Tempo de Leitura: 2 minutos

Há tempos estava a ler um livro que me fez pensar no quão seria útil a uma amiga e tive a ideia de lhe oferecer o livro. Não estou a falar de lhe comprar um exemplar novo mas oferecendo o exemplar que estava a ler, com as minhas notas e tudo.

Fiquei a pensar que isso poderia ser uma prática de generosidade e aprendizagem (além de ecológica) inspiradora.

Eis a minha proposta: quando acabamos de ler um livro, passamos esse livro a alguém na condição de que essa pessoa faça o mesmo criando uma cadeia de inspiração e aprendizagem.

Na realidade na maior parte das vezes nunca mais voltamos a agarrar nos livros que compramos. Oferecer o livro a alguém tem várias vantagens:

  1. Contribuímos para que outra pessoa aprenda algo.
  2. Temos alguém com quem podemos falar sobre o livro potenciando o valor que o livro nos traz por exemplo reforçando aprendizagens e criando uma conversa interessante.
  3. Se o livro é um livro com conceitos que queremos reter, podemos tirar algumas notas antes de passarmos o livro o que nos ajuda a reter melhor o conteúdo.
  4. Minimizamos os nossos pertences físicos.

A condição é que essa pessoa faça o mesmo… e quem sabe até podemos promover um encontro com todas as pessoas que leram o livro.

Escrevi a data, o meu nome e o da minha amiga numa das primeiras páginas do livro na esperança que apareça lá a cadeia de quem por o livro passou.

Vou dar uma volta aos meus livros e pensar a quem podem servir mais. 😊

Só ainda não tenho solução para os livros digitais que não se podem descarregar. Os que se podem descarregar (como os ebooks que publico aqui no site) podem ser facilmente partilhados mas o gesto não tem tanto impacto. 

FERRAMENTAS

Como fazer cursos em videoconferência que resultam

Programas de treino para empresasem videoconferência Temos experiência a entregar soluções de treino para envolver os participantes, promover a aplicação faseada no dia-a-dia e resultados no terreno minimizando a interferência com as restantes responsabilidades do...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.

0