O filme “O diabo veste Prada” vale a pena ver a começar pela interpretação brilhante da Meryl Streep. Mesmo que seja um filme que à partida não seria a sua primeira escolha por não ter grande interesse pelo mundo da moda ou por achar que é um filme de “meninas”, sugiro que lhe dê uma oportunidade. Além de ser divertido, traz algumas lições do mundo dos negócios e da liderança. É um filme excelente para as férias!
Miranda Priestly (Meryl Streep) é a editora chefe de uma revista de moda famosa e contrata a desadequada Andrea “Andy” Sachs (Anne Hathaway) para o cargo de sua assistente. Miranda é conhecida pelo seu estilo de liderança pelo medo (que curiosamente se propaga pelas pessoas abaixo que lideram usando o mesmo estilo embora com menos exagero). Miranda aparenta um equilíbrio e uma calma invejáveis mesmo quando confrontada com a incapacidade da sua equipa. Repare na sua expressão ao despachar as pessoas com o seu característico “That’s all”.
O filme alerta para um conjunto de aspetos importantes no local de trabalho em particular a necessidade de estar preparado, ter ideias e antecipar necessidades. Por outro lado, ambas as personagens principais lidam com problemas relacionados com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e questões de ética. Durante o filme, Andy sente-se frustrada, repetindo incessantemente que não tem escolha e reclamando da sua situação. É num destes momentos que leva um abanão de um colega (Nigel) que a faz ultrapassar as suas dificuldades, superar-se e surpreender a chefe. No fim, percebe que sempre teve escolha e…não vou contar o fim.
FERRAMENTAS
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
Ideias de prendas de Natal para pessoas cansadas
Há um tempo escrevi sobre porque estamos cansados e os 7 tipos de descanso que precisamos e nem sempre reconhecemos. Não é só dormir ou ir de férias. Há o descanso físico, mental, sensorial, criativo,...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








