"Não podes parar as ondas mas podes aprender a surfar."

Jon Kabat-Zinn

Porquê o treino da mente?

Já reparou que, hoje em dia, a nossa mente está exposta a mais informação e solicitações do que em qualquer outra altura da história?

Este ritmo externo reflete-se dentro de nós e pode manifestar-se como agitação mental, ansiedade e stress.

Como estas “ondas” não vão parar, o caminho que muitos encontraram foi “aprender a surfar”.

Neste caminho reconhecemos o nosso “piloto automático” e aprendemos a reprogramá-lo treinando a nossa mente a estar focada no momento presente e a desenvolver novas respostas.

Este treino é um dos fundamentos da inteligência emocional e tem impacto:

  • no desempenho profissional e
  • na nossa capacidade para lidar com o stress e ansiedade contribuindo para estados de tranquilidade, bem-estar e felicidade.

Como é que o treino da mente nos ajuda na nossa vida profissional e pessoal?

Tem 5 minutos para si?

Neste curso vamos treinar técnicas de Mindfulness que nos ajudam em duas dimensões:

  • Alargar o espaço que existe entre um estímulo (por exemplo quando algo acontece ou alguém nos diz alguma coisa) e a nossa resposta já que passamos a ter uma consciência mais límpida do que acontece a cada momento. Ao alargar esse espaço, passamos a responder com respostas emocionais/comportamentos mais adequados aos quais muitas vezes não conseguimos aceder já que estamos condicionados.
  • Estimular o nosso sistema nervoso parassimpático o que contribuí para a redução do stress, dos batimentos cardíacos, pressão arterial e ajuda-nos a acalmar.

O que é necessário para desenvolver esta capacidade?

Em primeiro lugar, querer fazê-lo.

Em segundo lugar, fazer! Treinar! E desenhei este curso mesmo para gente ocupada…quem não consegue investir 5 minutos?

Como é que este curso vai funcionar?

A proposta deste curso é que realize um treino diário de 5 minutos (5 minutos…são só 5 minutos) por dia durante 21 dias consecutivos.

De 3 em 3 dias terá acesso a uma nova lição.

Em cada lição terá disponível um novo áudio onde encontra as instruções para o treino e um pequeno texto para aprofundar a adoção das 7 atitudes fundamentais da prática de Mindfulness.

A proposta é que pratique o audio de cada lição por 3 dias consecutivos.

Aproveite esta dinâmica para criar o ritual de parar 5 minutos (são só 5 minutos!) e investir na sua inteligência emocional, bem-estar e felicidade.

No curso encontrará pistas de como criar este ritual.

O que diz quem já fez este curso?

 

Gostei muito de experimentar este curso. Aprendi que cinco minutos só para mim fazem muita diferença na minha vida diária. Só posso dizer bem e agradecer à Ana Relvas que me proporcionou esta excelente experiência!
Manuela Sobral

 

Apreciei a forma simples, direta e motivante das diferentes sessões, sendo que a componente desafio e consequente empenho individual foi aumentando. Efetivamente esta ação foi impactante e promoveu alterações no meu comportamento.
António Lucena

 

É quando temos muito tempo, que parece que não temos tempo para nada e tudo fica um caos. Ao inscrever-me neste curso online senti que poderia ter, todos os dias, uma ajuda para me centrar, para me focar; não me enganei e estou muitíssimo agradecida à Ana Relvas. Fui percebendo que não só é possível treinar a mente, como é até bastante fácil – basta querer fazê-lo e colocar os 5 minutos diários naquela parte do dia dedicada só a nós. Às vezes surgem imprevistos, mas também aqui, ao longo dos 21 dias, vamos aprendendo a arte da paciência e da aceitação.
Marta Oliveira

 

Motivou-me a temática do curso e a importância do mesmo. O curso foi bastante bem preparado e pessoalmente acho que foi eficaz.
Cláudio Ribeiro

 

Gostei dos temas abordados e do facto de cada sessão ser de curta duração. Consegue-se assim encaixar no nosso dia-a-dia…são aqueles minutinhos que temos só para nós para fecharmos os olhos, respirar fundo e trabalhar várias competências! Muito obrigada!
Andrea

Perguntas frequentes

Qual o preço do curso? Pague o que quiser

Dediquei-me a preparar este curso online porque quero mesmo chegar a quem não está perto de mim e poder ajudar a tornar as suas vidas melhores, um pouquinho ou muito.

Para que o preço não seja uma barreira, pode escolher o que quer pagar com base na sua generosidade e disponibilidade. A escolha é sua. Pague o que quiser. Mesmo. 🙂

Não vou estar disponível nos próximos dias. Posso inscrever-me na mesma?

Sim, claro. As lições não são em direto. Ao inscrever-se, a primeira lição ficará disponível na sua área da escola online e poderá realizá-la quando quiser. De 3 em 3 dias estará disponível uma nova lição.

No entanto, lembro que se está à espera do momento ideal para fazer este curso…é provável que esse dia demore. 🙂 São só 5 minutos por isso mesmo que esteja em viagem ou tenha uma semana mais agitada, aproveite. Será uma oportunidade ainda maior de treino!

Só precisa de ter acesso à internet.

Já fiz um curso de mindfulness, vale a pena fazer este?

Se já integrou na sua rotina uma prática formal de mindfulness diária, ótimo! 🙂 Este curso pode ser uma oportunidade para rever e praticar as 7 atitudes fundamentais da prática de mindfulness, tanto na prática formal como no dia-a-dia.

Se ainda não integrou na sua rotina uma prática formal de mindfulness, este curso pode ser o empurrão para o fazer. O investimento de tempo é curto e será a oportunidade para criar essa rotina caso o deseje.

O que preciso para fazer este curso?

Primeiro precisa de 5 minutos por dia. 5 minutos!

Precisa também de criar as condições para não ser interrompido nesses 5 minutos.

Aconselho a que o faça o treino sentado e que descarregue os áudios para o telemóvel.

Até hoje não consegui criar a rotina da prática formal de mindfulness. Como fazê-lo?

Logo na primeira lição vamos falar sobre isso e vou dar-lhe algumas dicas de como criar essa rotina.

Turma

©  Objetivo Lua

Durante agosto vamos estar ausentes e por isso vamos demorar mais a dar resposta. Comece por ver as Perguntas Frequentes. Se não encontrar resposta, envie-nos uma mensagem. Gratos pela paciência. :) Até breve!

Perguntas Frequentes